Novo Duster é lançado na Europa

SUV compacto ganha versão híbrida e é feito sobre a plataforma CMF-B, que já é usada pela Renault no Brasil

Redação AB

Redação AB

SUV compacto ganha versão híbrida e é feito sobre a plataforma CMF-B, que já é usada pela Renault no Brasil

Imagem de Destaque

A terceira geração do Duster já é realidade na Europa. Vendido por lá sob o símbolo da romena Dacia (que faz parte do Grupo Renault), o SUV compacto passa a usar a plataforma eletrificada CMF-B e estreia conjunto híbrido.

Com 4,34 metros de comprimento, basicamente o mesmo porte da geração atual, o novo Dacia Duster foi inspirado no carro-conceito Bigster. Isso fica evidente de cara no padrão horizontalizado das linhas do crossover.


VEJA MAIS:– Após rusgas, Renault-Nissan mira mercado emergente com novo Duster– Radar Podcast: Renault viverá um novo momento no Brasil com o SUV Kardian?


Na frente, a grade frontal retilínea tem elementos em forma de “X” e integra os faróis com seções que lembram um “Y” deitado. O capô elevado adota formato abaulado nas pontas.

Novo Duster à prova de arranhões

Há molduras plásticas na parte inferior da carroceria, nas caixas de rodas e nos para-choques. Segundo a Dacia, tais acabamentos são feitos de um material mais resistente, chamado Starkle, e tingidos no processo de injeção para fazer a peça. A empresa diz que isso economiza tinta e ainda minimiza os arranhões.

A linha de cintura alta adota uma inclinação na terceira coluna. Na traseira, chamam a atenção as lanternas, que seguem um estilo de seta tal qual os faróis dianteiros, e com as pontas invadindo as laterais da carroceria.

Esse estilo também é replicado na cabine, nas saídas de ar do painel frontal. Dentro, o novo Duster traz quadro de instrumentos eletrônico e central multimídia com tela de 10” (com conexão para Android Auto e Apple CarPlay sem fio) levemente virada para o motorista.

Arquitetura nova e motor híbrido no Duster

O novo Duster usa a arquitetura CMF-B, que a Renault acaba de estrear no Brasil com o Kardian. A plataforma eletrificada permitiu a estreia de uma versão híbrida do SUV na Europa. 

O conjunto combina motor 1.6 a gasolina de 94 cv com dois elétricos: um com 49 cv de potência e outro que faz as vezes de gerador. A Dacia não fala em números de consumo, mas garante que o powertrain híbrido é até 40% mais econômico em ciclo urbano. 

Além do motor híbrido, o novo Duster foi lançado também com o motor 1.2 turbo TCe e com uma variante Bi-Fuel, que combina gasolina com GLP – gás liquefeito de petróleo. 

A nova arquitetura do Duster também possibilitou, segundo a Dacia, maior espaço interno para os passageiros. Já o porta-malas teve a capacidade aumentada em 6% e agora recebe até 472 litros.

Em termos de capacidade fora de estrada, o novo Duster oferece 21,1 cm de altura livre do solo. O ângulo de ataque é de 31 graus e o de saída, de 36 graus. O SUV também é equipado com controle eletrônico de descidas e cinco modos de condução: Automático, Neve, Lama/Areia, Off-Road e Eco.

A terceira geração do Duster pode ser produzida no Brasil, mas só para depois de 2025. Ele ficaria posicionado acima do Kardian, cujas vendas começam em 2024, para brigar com modelos como Volkswagen T-cross, Fiat Fastback e Honda HR-V.