Nova Nissan Frontier começa a ser produzida na Argentina

Picape média da marca japonesa foi renovada e será lançada no Brasil no início de abril

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Picape média da marca japonesa foi renovada e será lançada no Brasil no início de abril

Imagem de Destaque

Após atraso em função da pandemia, a Nissan finalmente começa a fabricação da nova Frontier no Mercosul. Remodelada, a picape média da marca japonesa acaba de entrar em produção na fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, Argentina. O lançamento no Brasil será na primeira semana de abril.

A picape adotou boa parte das mudanças aplicadas na linha vendida no mercado asiático desde novembro de 2020 – onde o modelo se chama Navara. A expectativa era de que a Frontier chegasse com tais mudanças ao Mercosul no segundo semestre de 2021, mas a pandemia da Covid-19 teria atrasado o cronograma da Nissan.

Picape semi-autônoma

A atual geração da Frontier foi lançada em 2018 como parte de um investimento de US$ 600 milhões. Foi a primeira picape produzida na Argentina em cima da base que seria compartilhada por outros modelos, como Renault Alaskan – cuja produção só foi iniciada no fim de 2020 – e a malfadada Mercedes-Benz Classe X.

Para seu desenvolvimento, a nova Nissan Frontier recebeu um aporte adicional de US$ 130 milhões de dólares. Segundo a montadora japonesa, o montante foi investido principalmente na incorporação de novas tecnologias à picape e no desenvolvimento de novos fornecedores locais.

A marca ainda não deu detalhes técnicos sobre a renovada Frontier. Mas adiantamos que a linha receberá o Nissan Intelligent Safety Shield, o conjunto de sistemas de auxílio ao motorista, com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmera 360° e sensor de ponto cego.

As mudanças estéticas se concentraram na dianteira, com nova grade, para-choque mais envolvente e faróis redesenhados. Na cabine, volante herdado do novo Kicks. No conjunto mecânico, nada muda: motor 2.3 turbodiesel com potências de 160 cv e 190 cv (biturbo), tração 4×4 e câmbio automático de sete marchas – opção de transmissão manual apenas na versão de entrada.

Expansão sul-americana

A Nova Nissan Frontier será inicialmente destinada aos mercados argentino e brasileiro – em setembro de 2021, a picape chegou à marca de 25 mil unidades exportadas para o Brasil, onde registrou crescimento de 40% nas vendas no ano passado. Ainda este ano, começará a ser exportada para Chile e Colômbia, já dentro das normas de emissões Euro 6.

“Estamos promovendo a produção local e criando um ecossistema de oportunidades que vai da base de fornecedores, da fábrica onde a Frontier é produzida até o ponto de venda, e também contribuindo para o nosso objetivo de promover as exportações. Nossas expectativas para este novo modelo são animadoras”, afirma Gonzalo Ibarzabal, presidente da Nissan Argentina.

Fique ligado na Automotive Business que na primeira semana de abril você vai conferir a cobertura completa do lançamento oficial da nova Nissan Frontier, todos os detalhes da picape e como anda o modelo.