Van será importada da Itália em cinco versões e com aposta no custo de manutenção
A Fiat lançou a nova geração da Ducato no país. A van chega ao mercado brasileiro em cinco versões, sendo três furgões destinados ao transporte de cargas e duas para levar passageiros.
Mesmo com a nova Ducato importada diretamente da Europa, a fabricante conseguiu manter preços competitivos em relação à concorrência.
Preços e versões da nova Fiat Ducato
- Fiat Ducato Cargo: R$ 245.990
- Fiat Ducato Maxicargo: R$ 249.990
- Fiat Ducato Multi: R$ 261.490
- Fiat Ducato Minibus Comfort: R$ 309.990
- Fiat Ducato Minibus Executivo: R$ 319.990
Foco no custo de manutenção
Além dos preços competitivos, a Fiat quer fisgar os empresários pelo custo de manutenção. Após fazer contas, a fabricante apontou que o custo operacional por quilômetro rodado é de R$ 2,73, contra uma média de R$ 3,13 do segmento.
O bolso também agradece na hora de realizar as revisões: são cobrados R$ 4.324 pela realização das três primeiras paradas – o menor custo entre as rivais. Caso contrate um pacote fechado de serviços, o custo de manutenção por quilômetro rodado será de R$ 0,07, segundo a marca.
O custo de reparabilidade também está abaixo das concorrentes, de acordo com a Fiat. A cesta de peças custa R$ 9.990, valor que chega a ser até 82% menor do que o cobrado em outros modelos.
Por fim, o cliente trem suporte da rede Fiat Professional, que oferece atendimento personalizado em mais de 230 concessionárias espalhadas pelo país. Nelas há serviços como o Express Lane, que promete realizar todos os procedimentos (desde a recepção do cliente até a entrega do veículo revisado) em até 90 minutos.
Nova Ducato é a única com 19 lugares
Das três versões para carga, duas delas (Cargo e Maxicargo) podem ser conduzidas por qualquer pessoa com carteira de habilitação do tipo B, a mesma exigida para dirigir automóvel de passeio.
Já entre as configurações para passageiros, destaque para a Minibus Comfort, que é a única da categoria a oferecer 19 lugares. A Ducato Minibus Executivo, por sua vez, leva 17 pessoas.
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Todas as configurações são equipadas com o motor 2.2 turbodiesel, que está mais potente e com mais torque do que seu antecessor. Agora são 140 cv e 34,7 kgfm, associados a um câmbio manual de seis marchas.
A Fiat afirma que, por ora, não pretende trazer a Ducato com câmbio automático, mas se diz pronta para atender à demanda. Recentemente, a Ford lançou a Transit AT, a primeira van/furgão do país com esse tipo de transmissão.
“Nós também temos a possibilidade (do câmbio automático), mas identificamos que, diante do nível de competitividade oferecido pela concorrência, as versões com câmbio manual tendem a performar melhor. Porém, caso a gente perceba que isso pode agregar ao nosso produto, a solução está pronta (na Europa) e podemos viabilizá-la rapidamente”, disse Herlander Zola, vice-presidente da Fiat América do Sul.
Além dos ganhos em potência e torque, a Fiat afirma que a Ducato ficou mais econômica. As médias de consumo são de 10 km/l na cidade e 9,9 km/l, na estrada. O ganho de economia, segundo a fabricante, chega a 13%, também pela presença do sistema start-stop.
O que tem em cada versão da nova Ducato?
Apesar de trazer um bom pacote de equipamentos, a Ducato vacila ao não vir com algumas importantes assistências de condução. Inclusive alerta de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência – ambos presentes em algumas rivais, como a Ford Transit.
De toda maneira, a Ducato vem com airbag duplo frontal obrigatório por lei, ar-condicionado, assistente de partida em rampas, banco do motorista com regulagens lombar, de altura e de profundidade, controle de estabilidade, piloto automático com limitador de velocidade, faróis com regulagem em altura e sensores de estacionamento traseiros.
A versão Multi agrega alarme com sensor volumétrico, pré-disposição para tacógrafo, porta-objetos superiores na cabine, vidros laterais, faróis de neblina e vidros nas portas traseiras com desembaçador.
Na Ducato Minibus Comfort, a van ganha central multimídia com tela de 7″ e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado com duto central, acabamento com isolamento termo-acústico, luzes de cortesia de LED, espelho retrovisor interno, tacógrafo digital e piso reforçado no salão de passageiros.
E na versão Minibus Executivo, apesar dos dois lugares a menos (19 contra 17 assentos), há um porta-malas com capacidade para 1.000 litros.