Nissan decide parar 5 dias por escassez de eletrônicos

Fábrica de Resende (RJ): datas de paralisação a confirmar

Redação AB

Redação AB

Fábrica de Resende (RJ): datas de paralisação a confirmar

Imagem de Destaque

No mesmo dia em que a Volkswagen anunciou que vai paralisar duas de suas fábricas no Brasil por falta de semicondutores, a Nissan confirmou que planeja suspender sua produção na fábrica de Resende (RJ) por 5 dias pela mesma razão.

Apesar de a decisão já ter sido tomada pela direção, a empresa ainda não definiu as datas da paralisação, pois elas estariam condicionadas ao volume exato de componentes eletrônicos que estão chegando ao País nos próximas dias. O que já se sabe, porém, é que a suspensão da linha de montagem se dará em dias alternados, e não concentrados em uma única semana.


LEIA TAMBÉM:
> Volkswagen paralisa duas fábricas por falta de semicondutores


Como haverá o feriado de Corpus Christi na próxima quinta-feira, 3 de junho, a Nissan não precisará iniciar a paralisação nesta semana. Oficialmente a assessoria de comunicação da marca diz apenas que serão 5 dias de interrupção da linha de montagem ao longo do mês de junho.

Publicidade

Atualmente, o complexo industrial de Resende produz apenas dois modelos da Nissan, o sedã V-Drive (a antiga geração do Versa) e o SUV recém-renovado Kicks, que hoje é responsável por 75% da produção brasileira. Segundo fontes da montadora, a demanda do SUV hoje está bem maior do que as vendas, que só não são maiores devido à falta de componentes necessários para aumentar a produção.

Outra montadora nacional que também anunciou a paralisação de produção devido à crise dos semicondutores é a GM, que na semana passada divulgou que teria de parar as atividades na unidade de São Caetano do Sul em parte por falta de peças, em parte para fazer a preparação do complexo industrial para a chegada da
nova picape da Chevrolet, confirmada pela marca no último dia 10.