Marcopolo registra 72% de aumento na receita líquida

Fabricante credita desempenho à recuperação das vendas no mercado de ônibus e sucesso de modelo rodoviário

Redação AB

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Fabricante credita desempenho à recuperação das vendas no mercado de ônibus e sucesso de modelo rodoviário

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A Marcopolo anotou receita líquida de R$ 1,65 bilhão no primeiro trimestre de 2023. Segundo balanço apresentado pela fabricante nesta quarta, 3, o número representa 72% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado.

O lucro líquido consolidado da Marcopolo ficou em R$ 236,3 milhões nos três primeiros meses de 2023, com margem de 14,3%. Na comparação interanual, incremento de 168% ante o resultado de R$ 98 milhões e margem de 10,2% observados no janeiro-março de 2022. O lucro bruto neste 1T23, por sua vez, foi de R$ 390,9 milhões, com margem de 23,6%.


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Ainda de acordo com o balanço da empresa, a Marcopolo investiu cerca de R$ 37,1 milhões na operação no primeiro trimestre deste ano. O EBITDA foi de R$ 292,8 milhões no período, com margem de 17,7%, contra R$ 51,3 milhões e margem de 5,4% nos três meses iniciais de 2022.

Produção de ônibus puxa receita da Marcopolo

As receitas acompanham a evolução na produção e nas vendas. Segundo a Marcopolo, no primeiro trimestre deste ano foram fabricadas 3.465 unidades, 12,4% a mais que no 1T22. A participação de mercado da empresa no segmento de carrocerias de ônibus foi de 50,1%.

Destaque para a gama G8. O modelo representou mais de 70% das vendas de ônibus rodoviários da Marcopolo no acumulado deste ano.

“O setor de fretamento continuou com bom desempenho e nos urbanos tivemos um ambiente crescente no volume de vendas, impulsionados pelo retorno ao trabalho presencial, bem como a aplicação de subsídios e investimentos diretos dos munícipios”, acredita André Armaganijan, CEO da Marcopolo.


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A montadora também destaca o desempenho nas vendas na categoria de microônibus, capitaneadas pelo programa Caminho da Escola. A Marcopolo entregou 601 ônibus urbanos, 489 micros e 170 Volare, num total de 1.260 unidades referentes à licitação pública de 2022.

“Este resultado demonstra um ambiente de mercado melhor, com evolução de volumes e do mix de vendas, margens positivas a partir da maior diluição de despesas e recuperação de resultados das operações localizadas no exterior”, completa o executivo.

México se destaca entre as filiais da Marcopolo

No exterior, a produção da Marcopolo foi de 490 unidades, 32,8% superior ao mesmo período do ano anterior. O principal destaque foi a filial mexicana, que concentra produtos de maior valor agregado.

Desta forma, a Marcopolo México anotou receita de R$ 11,4 milhões nos três primeiros meses de 2023. E reverteu prejuízo de R$ 2,4 milhões registrado no primeiro trimestre de 2022. 

“Depois de um difícil ano de 2022, as operações internacionais demostraram recuperação de resultados, com crescimento de vendas em todas as unidades”, diz André Armaganijan.