Empresa especializada em consumidores negros ajudou a montadora a aprimorar comunicação com clientes
A Hyundai colhe os frutos da parceria com a agência de marketing Culture Brands para melhorar a comunicação com os clientes negros nos Estados Unidos. A montadora sul-coreana e a empresa começaram a trabalhar juntas em 2021, com a produção de campanhas publicitárias com conotações edificantes, que retratam pessoas negras comuns em suas rotinas.
Uma das campanhas, por exemplo, mostra um pai levando a filha e seus amigos para uma festa no SUV Palisade. A propaganda destaca a espaçosa segunda e terceira fileiras do crossover grande.
Outro anúncio mostra um tio buscando o sobrinho na escola com seu Ioniq 5 para uma “noite de rapazes”. Eles param para comprar lanches enquanto recarregam o veículo elétrico de 10 a 80% em 18 minutos. Quando chegam em casa, conectam um console de videogame ao veículo, para demonstrar sua capacidade de carregamento reverso.
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A Culture Brands também produziu campanhas para os modelos Santa Fe e Tucson. A montadora despertou para a necessidade de criar propagandas mais diversas após os protestos do movimento Black Lives Matters, em 2020, por causa da morte de George Floyd, asfixiado por um policial.
Hyundai é o primeiro cliente automotivo da agência
Segundo a montadora, foi realizada uma pesquisa para selecionar a agência mais apropriada para a nova estratégia. A selecionada, Culture Brand, foi fundada em 2017 pela CEO Eunique Jones Gibson, que tinha experiência em marketing e publicidade em empresas como Microsoft.
Entre os clientes da Culture Brands estão Warner, Black Entertainment Television, Nickelodeon, Genworth Financial e a organização antissexista sem fins lucrativos UltraViolet. A Hyundai é o primeiro cliente automotivo da agência, mas cerca de 20 profissionais que integram a equipe tem experiência na indústria.
A CEO da empresa disse que as campanhas publicitárias da Culture Brands impactaram positivamente os clientes da Hyundai.
“Uma das coisas que foi importante para nós ao trabalhar com a Hyundai foi garantir que reunimos pessoas muito experientes de vários aspectos, mas dentro desse reino automotivo”, afirmou ao Automotive News.
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Marca quer fidelizar clientes negros
Um estudo da McKinsey apontou que 35% dos consumidores negros nos Estados Unidos não são leais a uma determinada marca de automóveis. A Hyundai quer tentar fidelizar esse público, que já corresponde a 9% dos compradores de veículos novos da marca.
O levantamento estimou que até US$ 14 bilhões em gastos do consumidor negro no setor estarão em disputa. O número pode crescer para US$ 25 bilhões em 2030.
Desde que começou a trabalhar com a Culture Brands, a porcentagem de afro-americanos que têm uma “excelente opinião” sobre a montadora aumentou cinco pontos, para 20%.