Hilux híbrida pode ser feita na Argentina e vendida no Brasil

Versão eletrificada da picape média da Toyota tem novos dados técnicos revelados

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Versão eletrificada da picape média da Toyota tem novos dados técnicos revelados

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A Toyota divulgou novos detalhes da Hilux híbrida que será vendida na Europa. A picape média eletrificada tem chances de ser produzida na Argentina e vendida no Brasil.

A Hilux híbrida-leve combina o atual motor 2.8 turbodiesel de 204 cv a um gerador de partida de 48 volts. Esta unidade elétrica é conectada ao virabrequim do motor de combustão por uma correia.


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Híbrida, mas off-road

Uma bateria compacta de íons de lítio de 7,6 kg fica sob o banco traseiro e armazena a eletricidade produzida pelo gerador de partida durante as frenagens. O gerador também atua em arrancadas ou acelerações mais fortes, situações nas quais ele auxilia o motor convencional, aumenta a capacidade de tração da picape e diminui o trabalho do propulsor de combustão para reduzir o nível de emissões de poluentes.

O conjunto híbrido também alimenta os sistemas elétricos da Hilux em duas situações: quando o motor de combustão está desligado ou quando o sistema start-stop é ativado. Segundo a Toyota, a redução no consumo de combustível pode chegar a 10%.

Mesmo com a eletrificação, a Toyota assegura que a Hilux continua pronta para enfrentar trilhas. Como a bateria de 48 volts fica isolada, a picape pode imergir em trechos com até 70 cm de profundidade. A picape é assistida fora do asfalto pelo sistema Multi-Terrain Select, que oferece cinco modos de condução: terra seca, terra molhada, areia, pedras e neve.

Estreia na Europa e Brasil no radar

Assim como nas demais versões vendidas na Europa, a picape híbrida-leve tem capacidade de carga de 1.000 kg e pode rebocar até 3.500 kg. Por lá, a picape estreia nas versões Invincible e Invincible X.

Posteriormente, a Hilux híbrida deve ser lançada em outras regiões – e o Brasil pode ser uma delas. A fabricante estuda fabricá-la na Argentina (a linha Hilux é produzida na unidade de Zárate), de onde poderia exportá-la para vários mercados da América do Sul.