Versão eletrificada da picape média da Toyota tem novos dados técnicos revelados
A Toyota divulgou novos detalhes da Hilux híbrida que será vendida na Europa. A picape média eletrificada tem chances de ser produzida na Argentina e vendida no Brasil.
A Hilux híbrida-leve combina o atual motor 2.8 turbodiesel de 204 cv a um gerador de partida de 48 volts. Esta unidade elétrica é conectada ao virabrequim do motor de combustão por uma correia.
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Híbrida, mas off-road
Uma bateria compacta de íons de lítio de 7,6 kg fica sob o banco traseiro e armazena a eletricidade produzida pelo gerador de partida durante as frenagens. O gerador também atua em arrancadas ou acelerações mais fortes, situações nas quais ele auxilia o motor convencional, aumenta a capacidade de tração da picape e diminui o trabalho do propulsor de combustão para reduzir o nível de emissões de poluentes.
O conjunto híbrido também alimenta os sistemas elétricos da Hilux em duas situações: quando o motor de combustão está desligado ou quando o sistema start-stop é ativado. Segundo a Toyota, a redução no consumo de combustível pode chegar a 10%.
Mesmo com a eletrificação, a Toyota assegura que a Hilux continua pronta para enfrentar trilhas. Como a bateria de 48 volts fica isolada, a picape pode imergir em trechos com até 70 cm de profundidade. A picape é assistida fora do asfalto pelo sistema Multi-Terrain Select, que oferece cinco modos de condução: terra seca, terra molhada, areia, pedras e neve.
Estreia na Europa e Brasil no radar
Assim como nas demais versões vendidas na Europa, a picape híbrida-leve tem capacidade de carga de 1.000 kg e pode rebocar até 3.500 kg. Por lá, a picape estreia nas versões Invincible e Invincible X.
Posteriormente, a Hilux híbrida deve ser lançada em outras regiões – e o Brasil pode ser uma delas. A fabricante estuda fabricá-la na Argentina (a linha Hilux é produzida na unidade de Zárate), de onde poderia exportá-la para vários mercados da América do Sul.