GWM vai dobrar número de carros produzidos no Brasil

Marca previa fazer quatro veículos no país, mas fabricará oito modelos

Ana Paula Machado

Ana Paula Machado

Marca previa fazer quatro veículos no país, mas fabricará oito modelos

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A GWM revelou na segunda-feira, 22, que irá dobrar o número de carros produzidos no Brasil nos próximos anos.

Dos 10 lançamentos anunciados anteriormente, a empresa produziria quatro deles no país e importaria os outros seis. Agora, o novo planejamento prevê a fabricação de oito modelos na planta de Iracemápolis (SP). Os outros dois serão trazidos da China.

Vale lembrar que a GWM pretende investir R$ 10 bilhões no Brasil até 2032. O aporte será dividido em duas fases, com R$ 4 bilhões de 2022 a 2025 e R$ 6 bilhões entre 2026 e 2032.

Segundo o diretor operacional da companhia, Oswaldo Ramos, os investimentos podem ser maiores do que os previstos inicialmente. Com a demanda crescente por carros eletrificados e a publicação do programa automotivo, o Mobilidade Verde e Inovação (Mover) viabilizaram o aumento dos aportes no Brasil.

“Estamos concluindo os estudos. O Mover nos dá benefícios para veículos híbridos flex ou a biocombustível e estamos nos debruçando nas novas regras para anunciarmos os novos recursos”, disse Ramos.

SUV Haval será o primeiro carro nacional da GWM

O primeiro carro da GWM a ser produzido no Brasil deverá ser, de fato, o Haval H6.

Oswaldo Ramos reafirmou que, inicialmente, a picape Poer estrearia a linha de montagem. Entretanto, disse que a boa aceitação do H6 (que atualmente é comercializado nas versões híbrida e híbrida plug-in e em duas opções de carroceria) justifica sua produção no país.

Todavia, vale ressaltar que a montadora também pretende fazer no Brasil um SUV de menor porte, inédito. O modelo é feito sobre a mesma plataforma do H6 – o que facilitaria, e muito, a sua fabricação em território nacional. Dessa forma, também pode, caso a companhia opte por mudar novamente seus planos, ser um postulante a estrear a linha de montagem de Iracemápolis.

Meta da GWM é chegar às 100 concessionárias em 2024

Mesmo em seu primeiro ano de operações no mercado brasileiro, Ramos e sua equipe já têm motivos para comemorar.

O executivo disse que a empresa vendeu 12 mil veículos em 2023. Para o executivo, 2024 será o ano de consolidação da marca, que deverá ampliar das operações de pós-venda com o aumento da rede de concessionárias.

A GWM fechou o ano passado com 70 pontos de venda, sendo 42 lojas completas (incluindo showroom, área de vendas, oficina e estoque de peças) e 28 pontos dentro de shoppings centers em mais de 50 municípios. O objetivo agora é atingir a marca de 100 concessionárias.

* colaborou Vitor Matsubara