Marca previa fazer quatro veículos no país, mas fabricará oito modelos
A GWM revelou na segunda-feira, 22, que irá dobrar o número de carros produzidos no Brasil nos próximos anos.
Dos 10 lançamentos anunciados anteriormente, a empresa produziria quatro deles no país e importaria os outros seis. Agora, o novo planejamento prevê a fabricação de oito modelos na planta de Iracemápolis (SP). Os outros dois serão trazidos da China.
Vale lembrar que a GWM pretende investir R$ 10 bilhões no Brasil até 2032. O aporte será dividido em duas fases, com R$ 4 bilhões de 2022 a 2025 e R$ 6 bilhões entre 2026 e 2032.
Segundo o diretor operacional da companhia, Oswaldo Ramos, os investimentos podem ser maiores do que os previstos inicialmente. Com a demanda crescente por carros eletrificados e a publicação do programa automotivo, o Mobilidade Verde e Inovação (Mover) viabilizaram o aumento dos aportes no Brasil.
“Estamos concluindo os estudos. O Mover nos dá benefícios para veículos híbridos flex ou a biocombustível e estamos nos debruçando nas novas regras para anunciarmos os novos recursos”, disse Ramos.
SUV Haval será o primeiro carro nacional da GWM
O primeiro carro da GWM a ser produzido no Brasil deverá ser, de fato, o Haval H6.
Oswaldo Ramos reafirmou que, inicialmente, a picape Poer estrearia a linha de montagem. Entretanto, disse que a boa aceitação do H6 (que atualmente é comercializado nas versões híbrida e híbrida plug-in e em duas opções de carroceria) justifica sua produção no país.
Todavia, vale ressaltar que a montadora também pretende fazer no Brasil um SUV de menor porte, inédito. O modelo é feito sobre a mesma plataforma do H6 – o que facilitaria, e muito, a sua fabricação em território nacional. Dessa forma, também pode, caso a companhia opte por mudar novamente seus planos, ser um postulante a estrear a linha de montagem de Iracemápolis.
Meta da GWM é chegar às 100 concessionárias em 2024
Mesmo em seu primeiro ano de operações no mercado brasileiro, Ramos e sua equipe já têm motivos para comemorar.
O executivo disse que a empresa vendeu 12 mil veículos em 2023. Para o executivo, 2024 será o ano de consolidação da marca, que deverá ampliar das operações de pós-venda com o aumento da rede de concessionárias.
A GWM fechou o ano passado com 70 pontos de venda, sendo 42 lojas completas (incluindo showroom, área de vendas, oficina e estoque de peças) e 28 pontos dentro de shoppings centers em mais de 50 municípios. O objetivo agora é atingir a marca de 100 concessionárias.
* colaborou Vitor Matsubara