Plataforma modular vai receber diversos tipos de carroceria, mas sempre elétricos
O grupo Hyundai Motor – que reúne as marcas Hyundai, Kia e Genesis – apresentou na Coréia do Sul a sua primeira plataforma modular elétrica global (E-GMP), cuja tecnologia servirá como ponto central de partida para a criação da próxima geração de BEVs (Battery Electric Vehicles) da empresa.
Concebida para ser usada exclusivamente por BEVs, a nova plataforma permite maior liberdade e flexibilidade aos projetistas, já que não é preciso obedecer o padrão das estruturas que recebem conjuntos motrizes convencionais, com motor a combustão e transmissão. Assim, é possível criar veículos com melhor desempenho dinâmico, maior autonomia, recursos de segurança aprimorados e mais espaço interno.
“Hoje nossos modelos elétricos a bateria de Hyundai e Kia com tração dianteira já estão entre os mais eficientes em seus segmentos”, afirmou Albert Biermann, presidente e chefe da divisão de pesquisa e desenvolvimento do grupo Hyundai Motor. “Com a E-GMP, estamos ampliando nossa liderança tecnológica para segmentos nos quais os clientes exigem uma excelente dinâmica de condução e eficiência excepcional”, acrescentou.
PLANOS AMBICIOSOS
Segundo o comunicado oficial do grupo, a nova plataforma vai permitir o desenvolvimento acelerado de novos veículos por meio da modularização e padronização de componentes que possam ser usados em modelos de diferentes categorias, como SUVs, crossovers e sedãs.
Outro destaque da nova plataforma é o sistema compacto de energia elétrica, que possui um motor potente, transmissão e inversor integrados em um único módulo compacto. O motor de alta rotação é menor que outros similares, proporcionando maior eficiência com menos peso. Todos os veículos desenvolvidos sobre a plataforma E-GMP vão usar um único tipo de módulo de bateria, que pode combinar diferentes quantidades, conforme a necessidade do veículo (maior autonomia ou mais desempenho, mais módulos).
Utilizando a plataforma E-GMP, o grupo Hyundai Motor planeja lançar 23 BEVs e comercializar mais de 1 milhão de veículos desse tipo até 2025, e o primeiro será o modelo 5, da Ioniq, nova marca do grupo dedicada totalmente a automóveis elétricos, prevista para estrear no próximo ano.