Grupo Hyundai lança sua plataforma exclusiva para modelos elétricos

Plataforma modular vai receber diversos tipos de carroceria, mas sempre elétricos

Redação AB

Redação AB

Plataforma modular vai receber diversos tipos de carroceria, mas sempre elétricos

Imagem de Destaque

O grupo Hyundai Motor – que reúne as marcas Hyundai, Kia e Genesis – apresentou na Coréia do Sul a sua primeira plataforma modular elétrica global (E-GMP), cuja tecnologia servirá como ponto central de partida para a criação da próxima geração de BEVs (Battery Electric Vehicles) da empresa.

Concebida para ser usada exclusivamente por BEVs, a nova plataforma permite maior liberdade e flexibilidade aos projetistas, já que não é preciso obedecer o padrão das estruturas que recebem conjuntos motrizes convencionais, com motor a combustão e transmissão. Assim, é possível criar veículos com melhor desempenho dinâmico, maior autonomia, recursos de segurança aprimorados e mais espaço interno.

“Hoje nossos modelos elétricos a bateria de Hyundai e Kia com tração dianteira já estão entre os mais eficientes em seus segmentos”, afirmou Albert Biermann, presidente e chefe da divisão de pesquisa e desenvolvimento do grupo Hyundai Motor. “Com a E-GMP, estamos ampliando nossa liderança tecnológica para segmentos nos quais os clientes exigem uma excelente dinâmica de condução e eficiência excepcional”, acrescentou.

PLANOS AMBICIOSOS

Segundo o comunicado oficial do grupo, a nova plataforma vai permitir o desenvolvimento acelerado de novos veículos por meio da modularização e padronização de componentes que possam ser usados em modelos de diferentes categorias, como SUVs, crossovers e sedãs.

Outro destaque da nova plataforma é o sistema compacto de energia elétrica, que possui um motor potente, transmissão e inversor integrados em um único módulo compacto. O motor de alta rotação é menor que outros similares, proporcionando maior eficiência com menos peso. Todos os veículos desenvolvidos sobre a plataforma E-GMP vão usar um único tipo de módulo de bateria, que pode combinar diferentes quantidades, conforme a necessidade do veículo (maior autonomia ou mais desempenho, mais módulos).

Utilizando a plataforma E-GMP, o grupo Hyundai Motor planeja lançar 23 BEVs e comercializar mais de 1 milhão de veículos desse tipo até 2025, e o primeiro será o modelo 5, da Ioniq, nova marca do grupo dedicada totalmente a automóveis elétricos, prevista para estrear no próximo ano.