Governo de São Paulo quer IPVA zero para carros elétricos e híbridos

Tarcísio de Freitas declarou durante evento na fábrica da GWM, no interior de São Paulo, o plano de isentar o tributo já em 2024

Mario Curcio

Mario Curcio

Tarcísio de Freitas declarou durante evento na fábrica da GWM, no interior de São Paulo, o plano de isentar o tributo já em 2024

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Se depender de São Paulo, os carros híbridos e elétricos ficarão mais competitivos a partir de 2024. Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador do estado, anunciou que pretende retirar a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) desses modelos já em 2024.

O plano foi revelado na terça-feira, 25, em visita à fábrica da GWM em Iracemápolis (SP). “A intenção é reduzir ou mais provavelmente zerar o IPVA desses veículos”, disse Freitas.


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Caso a isenção se concretize, São Paulo irá na direção oposta da pleiteada por organizações como a Anfavea, que representa as montadoras instaladas no Brasil. A entidade articula com o governo federam um possível aumento da carga tributário sobre veículos elétricos e híbridos com a retomada do Imposto de Importação sobre esses veículos.

O Estado de São Paulo tem concentrado não apenas boa parte do ainda iniciante mercado de veículos eletrificados do Brasil, mas também as principais iniciativas para a produção desses modelos.

Além da GWM, que investe para produzir veículos elétricos e híbridos na fábrica do interior de São Paulo, a Toyota anunciou aporte de R$ 1,7 bilhão para fazer um novo SUV compacto com motor híbrido flex na unidade de Sorocaba (SP).