Estudo aponta que ⅓ dos compradores nos EUA consideram pagar mais por veículos mais sustentáveis
O consumidor dos Estados Unidos ainda está longe de ser pautado pela sustentabilidade. Porém, a chamada Geração Z vai mudar esse panorama em breve, e as montadoras de veículos terão de se mexer.
Essa foi a constatação de uma pesquisa da Simon-Kucher & Partners. O intitulado Estudo Global de Sustentabilidade 2022, realizado entre julho e agosto pela empresa alemã de consultoria, ouviu 1.003 consumidores norte-americanos.
Montadoras e a influência da Geração Z
O levantamento mostra que quase dois terços dos estadunidenses consideram a sustentabilidade ambiental ao fazer compras. O que significa um crescimento de 14% em relação ao mesmo estudo feito em 2021.
No recorte do mercado automotivo, porém, a representatividade das questões ambientais ainda é menor. Por exemplo, ⅓ dos compradores de automóveis estão dispostos a pagar mais por opções sustentáveis. Contudo, essa porcentagem se concentra na geração mais jovem de adultos norte-americanos.
Além disso, 55% dos consumidores estadunidenses de veículos dizem que é importante considerar a sustentabilidade. Desta forma, o tema no segmento automotivo ainda tem menor importância para o público do que em outras categorias, como energia e serviços públicos (69%), construção (61%) e bens de consumo (57%).
Mesmo assim, a conclusão da Simon-Kucher & Partners é que há “uma população de apoiadores apaixonados” que vai forçar uma mudança de postura das montadoras.
Entre os entrevistados com maior poder aquisitivo, cerca da metade está disposta a pagar a mais por um veículo sustentável. Destes, 47% disseram não se importar em gastar de 25% a até 100% a mais por um veículo mais sustentável.
“Existe um nicho de mercado. Não há dúvida sobre isso. Também existe um mercado de massa, mas também existe um nicho de mercado que está disposto a pagar quantias insanas de dinheiro”, disse Peter Harms, sócio da Simon-Kucher & Partners, em entrevista à Automotive News.
A pressão dos mais jovens
Para o executivo, esta tendência traz oportunidades de lucro para as montadoras, que devem olhar mais adiante, com foco na Geração Z. Isso porque, apesar de não representar um market share significante agora, essa geração vai exigir que as fabricantes construam uma reputação de sustentabilidade desde já.
“Posso garantir que o constrangimento em ficar de fora dessa questão social vai abrir carteiras novamente. Você não vai querer ser o boomer que não está ouvindo seu filho ou filha da Geração Z”, acredita Harms.