Ford Transit é primeira van do país com câmbio automático

Veículo comercial com caixa de 10 marchas emprestada do Mustang será vendida em quatro versões

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Veículo comercial com caixa de 10 marchas emprestada do Mustang será vendida em quatro versões

Imagem de Destaque

Foi em 2021 que a Ford trouxe a Transit de volta ao Brasil. Desde então, a van é oferecida em versões para transporte de cargas e passageiros, e pode até ser modificada para atender a diversos usos. Agora a marca inicia as vendas da versão equipada com câmbio automático, abrindo um novo segmento no país.

A Transit é importada do Uruguai em quatro versões: com 15 ou 18 lugares; carroceria vidrada para o cliente montá-la de acordo com sua necessidade; e o furgão L3H3, que possui 12,4 m3 de volume de carga e 1.151 kg de capacidade de carga.


– Faça aqui a sua inscrição no #ABX23 e garanta sua presença no maior encontro do setor automotivo


Os preços da Transit automática começam em R$ 274.500 no furgão L3H3. E podem chegar a R$ 358.900 na Minibus 17+1 – confira todos os valores maos abaixo.

Mais conforto no dia-a-dia

Evidentemente, a grande novidade está na caixa de 10 marchas, que tem opção de trocas sequenciais por meio de botões posicionados ao lado da alavanca. Esse câmbio, aliás, é o mesmo empregado na F-150 e até no Mustang.

Independentemente da origem, a transmissão tornará a vida do motorista muito mais fácil. Segundo a Ford, o condutor de uma van com câmbio manual realiza 400 trocas de marcha por hora. Ou seja, são 67.200 trocas por mês e 752 mil por ano.

Além disso, a fabricante afirma que o custo de manutenção do sistema de transmissão é até 70% menor. Isso ocorre porque o desgaste de alguns componentes (como a embreagem) é significativamente menor.

Van é bem recheada

Todas as versões seguem com a motorização 2.0 diesel, de 165 cv e 39,7 kgfm de torque máximo. A lista de equipamentos inclui itens como controle de estabilidade, alerta de colisão frontal, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, central multimídia Sync com tela de oito polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, coluna de direção com regulagens de altura e profundidade, estribo lateral elétrico, entradas USB para motorista e passageiros e tacógrafo digital.

Há, ainda, assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento traseiros, sistema start-stop, sensor de fadiga, assistente de frenagem em marcha a ré, seletor de modos de condução e assistente de permanência em faixa de rolamento.

Confira os preços da Ford Transit

  • Ford Transit Minibus
  • – Vidrada: R$ 298.200
  • – Minibus 14+1: R$ 336.500
  • – Minibus 17+1: R$ 358.900
  • Ford Transit Furgão
  • – L3H3 (12.4) m3: R$ 274.500

Ford Pro chega ao Brasil

A fabricante aproveitou o lançamento da Transit automática para anunciar a chegada do Ford Pro ao país. A nova estrutura repete o modelo adotado na Europa e nos Estados Unidos e foi desenvolvida pensando em clientes de Transit e Ranger.

Trata-se de uma estrutura própria de vendas e pós-vendas, com profissionais dedicados nas áreas de engenharia, manufatura, análise de mercado, experiência do consumidor e conectividade. Esse serviço é oferecido nas 100 concessionárias Ford espalhadas pelo país.

“O lançamento da Ford Pro no Brasil reforça a nossa proposta de oferecer soluções completas para o cliente de veículos comerciais, com foco nas suas necessidades para entregar o menor custo de posse e o maior retorno financeiro para o seu negócio”, afirmou Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

A Ford oferece ainda condições especiais de financiamento, que podem incluir os custos de manutenção, emplacamento, IPVA e até modificação nas prestações. Para administração das frotas, há também os serviços de assinatura FordGo, com opções para os clientes pessoa física ou jurídica, além do programa FordGo Fleet.