Montadora vai aumentar a capacidade da unidade de General Pacheco em 70% para fazer a terceira geração da picape e com planos para fabricar novo SUV
A nova Ford Ranger está prestes a entrar no forno em General Pacheco, na Argentina. A montadora norte-americana iniciou os testes para a produção da terceira geração da picape média na unidade do Mercosul, que deve ser lançada no Brasil entre setembro e outubro deste ano.
A linha de produção argentina recebeu investimento de US$ 660 milhões. Além da nova Ranger, o aporte também foi usado para modernizar a fábrica de General Pacheco, responsável pela produção da picape que abastece o Mercosul desde 1996.
Indústria 4.0 para a nova Ranger
Segundo a Ford, a unidade adotou conceitos da Indústria 4.0 e teve sua capacidade de produção ampliada em 70%: passará para 110 mil unidades/ano. A linha de montagem final ficou 2,5 vezes maior e tem agora 2 quilômetros de novos transportadores aéreos autônomos.
Além disso, a área de estamparia da unidade argentina da Ford recebeu uma nova linha de prensas de alta velocidade. A fabricante diz que as máquinas são quatro vezes mais rápidas e com mais que o dobro da capacidade: até 2.500 toneladas, enquanto a das anteriores era de 1.200 t.
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Já a parte de carrocerias recebeu 318 novos robôs, responsáveis por 95% dos pontos de solda da carroceria da nova Ranger. Na área da pintura será adotada a tecnologia de tinta com alto teor de sólidos, que promete acabamento de melhor qualidade, e novo armazém conectado com os fornecedores just in time.
A fabricante também afirma que a linha de montagem agora tem mais de 1.000 câmeras e sensores que são monitorados em tempo real e usam inteligência artificial. Completam as melhorias na fábrica o sistema automático de controle de ferramentas de torque, escaneamento 3D para controle de peças e 81 dispositivos para teste dos módulos eletrônicos da nova Ranger.
O que esperar da nova Ranger
A Ford acelerou a produção da nova Ranger, que deve chegar ao mercado brasileiro entre o fim do terceiro trimestre e início do quarto. O modelo será baseado na picape que já roda na Tailândia e por aqui deve estrear dois motores turbodiesel.
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A expectativa é que a terceira geração da Ranger seja equipada, nas versões de entrada, com o motor 2.0 EcoBlue. Nestas variantes, o modelo deve trazer câmbio manual para atender as vendas diretas para frotistas. Mas há dúvidas se a picape com o motor menor terá opção da caixa automática de seis marchas que equipa a geração atual, ou a nova transmissão de 10 marchas do Mustang.
Certo é que essa transmissão desenvolvida em parceria com a General Motor vai ser de série nas configurações 3.0 V6. Estas terão potência na casa dos 230 cv para rivalizar com Toyota Hilux GR-S, Chevrolet S10 Z71 e a esquecida Volkswagen Amarok.
Novo SUV nos planos da Ford na Argentina
A fábrica da Ford na Argentina também é cotada para a produção de um novo SUV médio. O Everest, utilitário esportivo derivado da Ranger e feito sobre longarinas, está nos planos da Ford, que quebra cabeça em relação a custos para viabilizar a fabricado do jipão por lá.
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Se for produzido em General Pacheco, o SUV deverá usar os mesmos motores turbodiesel da picape média, com opção de sete lugares e sempre com tração 4×4 e reduzida. A ideia é colocar o utilitário esportivo para rivalizar com Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero Sport e Toyota SW4.