Montadora admite que plano era ‘ambicioso demais’ e vai investir em modelos híbridos
A Ford recuou em sua estratégia de vender apenas carro elétrico na Europa a partir de 2030. A decisão havia sido anunciada em 2021. A fabricante admitiu que o plano que previa o fim das vendas de veículos com motores de combustão interna era “ambicioso demais”.
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“Acho que os clientes votaram, e eles nos informaram que [o plano] era algo ambicioso demais. Acredito que isso foi o que nós e toda a indústria acabou descobrindo da pior maneira possível. Eu diria também que a vida real nos dá uma chance de corrigir nossa trajetória”, disse Marin Gjaja, CEO da divisão de eletrificação da Ford.
Em maio, a montadora já havia sugerido que poderia seguir vendendo carros a combustão no mercado europeu.
Queda na demanda motivou mudança estratégica
O executivo alegou que a queda na demanda por carros elétricos – especialmente pelos altos custos das baterias e o fim dos incentivos governamentais para a aquisição deste tipo de veículo – foi determinante para a mudança de estratégia da marca.
“Não acho que podemos apostar todas as fichas em algo até nossos clientes decidirem de que querem aquilo. Isso (eletrificação) é algo que está progredindo em ritmos distintos ao redor do planeta. Por enquanto, não acreditamos que vender apenas carros elétricos a partir de 2030 é uma boa escolha para nosso negócio ou, principalmente, para nossos clientes”, afirmou.
Agora, a montadora promete concentrar esforços na ampliação de sua linha de motores híbridos, atualmente oferecidos nos modelos Puma, Focus e Kuga.
A decisão também pode dar tempo para que a Ford se adeque às regras de descarbonização estabelecidas nos mercados europeus. Apesar de a maioria dos países ter estabelecido prazos para o fim dos motores a combustão, as regras ainda não estão tão claras, uma vez que os governos cogitam adiar as datas estabelecidas anteriormente.
Ford tem três carros elétricos na Europa
Ironicamente, as declarações vieram à tona apenas alguns dias após a Ford ter apresentado o novo Capri. O modelo é o terceiro carro elétrico de passageiros lançado na Europa. Antes dele, a marca já havia apresentado os SUVs Mustang Mach-E e Explorer.
No ano que vem, a fabricante vai apresentar versões elétricas do Puma e do Tourneo Courier. Também em 2025, a Ford aposentará oficialmente o Focus, fazendo com que a Ford fique com apenas quatro modelos com motorizações a combustão: Mustang, Puma, Kuga e Tourneo.