Tesla e a chinesa Nio ofuscaram marcas como Jaguar Land Rover e Toyota, segundo índice do Digital Automaker Index
Fabricantes de veículos elétricos, como Tesla e Nio, ofuscaram marcas estabelecidas, como Jaguar Land Rover e Toyota, em uma nova classificação das empresas mais tecnológicas.
O Digital Automaker Index foi criado pela consultoria Gartner para avaliar montadoras em oito áreas centradas em software. Essas pontuações são tabuladas para chegar a uma classificação geral, que, este ano, abrange 20 montadoras.
O índice inclui categorias como cultura e liderança, talento, arquiteturas, veículo conectado, direção autônoma, eletrificação, cockpit inteligente e potencial de vendas online.
Empresas mais tecnológicas atraem mais consumidores
Segundo a consultoria, o principal objetivo do índice é determinar quais marcas estão em melhor posição para rentabilizar as suas capacidades de software, o que será uma parte essencial do seu sucesso futuro.
A Stellantis, por exemplo, espera faturar cerca de € 20 bilhões (cerca de US$ 22 bilhões) até 2030 a partir de ofertas e assinaturas de produtos habilitados para software. A montadora, no entanto, ocupa a 14ª posição entre 20 no índice do Gartner.
VEJA MAIS:– Fabricantes de caminhões traçam objetivos ambiciosos com elétricos– Consumidores seguem insatisfeitos com carregadores de elétricos
A classificação da Stellantis sublinha um problema fundamental que enfrenta a maioria das marcas estabelecidas há muito tempo. Elas não estão alcançando a prometida evolução das fabricantes de automóveis para empresas de tecnologia com rapidez suficiente.
“Se eles não resolverem isso, a situação simplesmente irá piorar. Então, um dia, o jogo poderá acabar”, disse Pedro Pacheco, analista do Gartner e um dos criadores do índice.
Marcas dos EUA e da China lideram
A Tesla terminou em primeiro lugar, seguida pelas chinesas Nio e Xpeng. As startups de veículos elétricos dos EUA, Rivian e Lucid, completam as cinco primeiras posições.
A Tesla e Nio obtiveram pontuações máximas na categoria cultura e liderança porque têm “um elevado número de membros de liderança com forte experiência no mundo digital”, de acordo com o índice.
– Faça aqui a sua inscrição no #ABX23 e garanta sua presença no maior encontro do setor automotivo
As empresas também obtiveram pontuação máxima de cinco pontos por ofereceremestrutura de gestão onde os diretores de informação e digital se reportam diretamente ao CEO.
“Se o CEO estiver diretamente envolvido com essas diretorias, isso colocará as empresas em melhor posição para tomar decisões estratégicas que levem a uma melhor monetização do software”, de acordo com o índice.
O vice-presidente executivo e presidente do comitê de produtos da Nio, Mark Zhou, disse, no Salão do Automóvel de Xangai deste ano, que ele e o fundador e CEO da empresa, William Li, se reúnem todas as semanas para discutir questões de tecnologia.
Vendas online também são observadas
Outra categoria importante é a de vendas online. Segundo Pacheco, os revendedores estão interessados em vender carros, e não nas diferentes ofertas de tecnologia da marca.
“Se uma montadora não for muito boa em vendas online, terá grandes dificuldades para vender a sua tecnologia”, disse Pacheco.
Nas últimas colocações do índice aparecem Honda, Toyota, SAIC Motor, Mazda e JLR.