Em negociações finais com o governo holandês, instalação vai começar produção em grande escala já em 2023
A primeira megafábrica de baterias da Eurocell parece ter local certo: a Holanda. A empresa afirmou que está em negociações finais com as autoridades governamentais do país e a agência local de investimento e desenvolvimento NOM para operar já a partir do ano que vem.
“A Eurocell está encorajada pelo envolvimento positivo que tivemos com o governo holandês e a agência nos últimos meses”, disse o diretor comercial da empresa, Nick Clay. “À medida que entramos nos estágios finais das discussões, poderemos confirmar a localização exata da primeira gigafactory em um futuro próximo.”
Megafábrica de baterias foi cogitada em outros dois países
Em fevereiro, quando anunciou a sua futura megafábrica de baterias, a Eurocell cogitou erguer a instalação no Reino Unido ou na Espanha. Um dos fatores para a decisão final, no entanto, é justamente a empresa obter apoio e investimento do governo local.
– Conexões, experiências e muito conteúdo: participe do #ABX22 – Automotive Business Experience
O investimento inicial do projeto é de US$ 800 milhões e pode subir para US$ 2 bilhões até 2028, além de criar centenas de empregos diretos e indiretos. A empresa fornecerá as baterias para os setores de armazenamento de energia, automotivo, mobilidade elétrica e eletrônicos de consumo.
A cidade exata será anunciada em breve e a produção começa no ano que vem, em duas fases. No início de 2023 terá início a produção das primeiras células de bateria em escala e, até 2025, a Eurocell expandirá sua capacidade de produção para 40 milhões de células de bateria por ano.