Entressafra de produtos diminuiu o lucro da Stellantis

Montadora responde com lançamentos de vinte modelos que serão realizados ainda em 2024

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Montadora responde com lançamentos de vinte modelos que serão realizados ainda em 2024

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A Stellantis viu seu lucro cair no primeiro semestre do ano, um cenário criado por uma espécie de entressafra de produtos em seus principais mercados globais.

Na quinta-feira, 25, a empresa divulgou o seu balanço e os números que constam no documento mostram ganhos de € 5,6 bilhões no período, 48% a menos do que no mesmo período em 2023.


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A empresa, portanto, viu seu lucro ficar menor a medida que sua oferta de veículos envelheceu, o que acabou refletindo em vendas menores sobretudo nos Estados Unidos.

A queda de 14% na receita do período, somando € 85 bilhões, indica de fato que se vendeu menos na comparação com o faturamento do primeiro semestre do ano passado.

Por isso, a montadora reconhece em seu balanço que será preciso apostar em lançamentos para melhorar o desempenho comercial.

“Com um foco firme no lançamento bem-sucedido de uma onda de novos produtos significativos no curto prazo, a empresa espera que o impacto das lacunas de cobertura do portfólio de produtos tenha atingido o pico”, comentou a Stellantis em nota.

Segundo o CEO Carlos Tavares, haverá neste ano “uma blitz de produtos emocionante” formada por vinte novos modelos. Dez deles já em produção.

Dentre eles, os Peugeot 3008 e 5008 elétricos e com aplicação de ChatGPT no sistema de bordo, além do 2008 produzido aqui na América do Sul. A empresa também citou o Citroën Basalt nessa leva.

“O desempenho da empresa no primeiro semestre de 2024 ficou aquém das nossas expectativas”, seguiu Tavares no comunicado.

Apesar do lucro e receitas menores, a empresa registrou resultados positivos nos seis meses do ano. 

A empresa sustentou sua liderança na América do Sul no período, e foi líder em vendas em alguns segmentos dentro dos EUA, como o de veículos híbrido plug-in (PHEV).

Ações da Stellantis iniciaram o dia em queda

Após o anúncio do seu balanço, as ações da companhia listadas na bolsa de valores de Nova York (NYSE) apresentaram queda de 9,52% na abertura do pregão, com o seu papel valendo US$ 17,74.

A queda foi menor do que a das ações da Ford, 16,87%, que também apresentou seu balanço na quinta-feira.

Para animar o investidor talvez seja preciso mais do um plano que envolve apenas um crescimento no mercado por meio de lançamentos — e a empresa sabe disso.

No campo operacional, a empresa espera também melhorar o seu desempenho por meio do possível corte de custos que as plataformas Leapmotor vão proporcionar, fazendo com que modelos elétricos sejam lançados mais rapidamente cobrindo as lacunas citadas no seu balanço.

Outra medida é a recompra de ações. Empresas que pretendem passar confiança a um mercado desconfiado usam essa ferramenta para mostrar aos investidores que acreditam em seus negócios.

A Stellantis, nesse sentido, pretende recomprar pelo menos € 7,7 bilhões do seu capital antes do final de 2024. Já comprou € 3 bilhões e segue na luta.