Dow e YAK vão desenvolver módulos de baterias para tratores elétricos

Tecnologia de silicone para gerenciamento térmico e proteção de eletrônicos será utilizada para produzir as peças

Redação AB

Redação AB

Tecnologia de silicone para gerenciamento térmico e proteção de eletrônicos será utilizada para produzir as peças

Imagem de Destaque

A Dow se uniu a YAK, startup brasileira fabricante de tratores elétricos, para desenvolver módulos de baterias para veículos pesados. Nessa parceria, a empresa norte-americana contribuirá com sua tecnologia de silicones para suprir demandas de gerenciamento térmico e proteção de eletrônicos e a YAK, com o design das baterias.

“Essa parceria tem grande potencial de revolucionar o segmento e abrir portas para um futuro de veículos elétricos e mais sustentáveis”, afirma Alejandro Boue, gerente de marketing para o Mercado de Mobilidade e Transporte da Dow.

Tratores elétricos reduzem custos em até 70%

O uso de tratores elétricos pode reduzir em cerca de 70% os custos com combustível e manutenção, além de zerar a emissão de carbono.

Segundo a YAK, entre as vantagens também há o fato de os veículos se tornarem mais ergonômicos, silenciosos e não expelirem nenhum tipo de líquido ou fumaça que causem mau cheiro ou que sejam prejudiciais ao solo.


– Todo o ecossistema automotivo e da mobilidade em um só lugar: inscreva-se no #ABX22 – Automotive Business Experience


“A parceria mostra nosso compromisso em desenvolver conjuntos de baterias nacionais com uma empresa global, unindo segurança e alto desempenho em um sistema de baterias modulares com um excelente custo-benefício”, celebra João Ozório, CEO e fundador da YAK.

Soluções de silicone para baterias

A linha de silicones da Dow reúne tecnologias para aumentar a vida útil e melhorar a eficiência das baterias de veículos elétricos e híbridos. A empresa atua principalmente na proteção dos módulos contra os riscos causados por falhas elétricas e superaquecimento.

Segundo a companhia, os silicones também são resistentes e eficientes reguladores térmicos e, por terem propriedades antichamas, possibilitam que as baterias suportem as altas temperaturas que podem ser geradas pelos veículos elétricos.