Empresas podem elevar a conversão dos anúncios on-line com mudanças simples de implementar
Em 2021, as vendas de comércio eletrônico no varejo totalizaram aproximadamente US$ 4,9 trilhões em todo o mundo. Prevê-se que este número cresça 50% nos próximos quatro anos, atingindo cerca de US$ 7,4 trilhões até 2025.
Esta tendência ocorre em muitos países, em especial no Brasil. Porém, para ter este ritmo de crescimento surge a necessidade de adotar processos mais rápidos e eficientes. Isso significa integrar tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning nos fluxos de trabalho e processos de vendas.
As mudanças da experiência de compra
Para obter uma vantagem competitiva no varejo automotivo, concessionárias, locadoras e as demais empresas do segmento devem criar uma página de produtos extremamente atraente, também conhecida como VDP, Vehicle Detail Page ou Página de Detalhes do Veículo. Quer saber como fazer uma VDP de êxito? Clique aqui.
Essa é a página mais importante para o sucesso das suas vendas de veículos. Pode ser no seu site, portal de vendas ou redes sociais, permanecendo como elemento crucial para um cliente decidir pela compra de um carro. Além da VDP ser atraente, é fundamental que ela melhore de forma significativa a experiência do seu cliente.
Hoje, 40% dos compradores provavelmente investirão em um veículo com base em imagens que visualizam on-line sem ver o carro pessoalmente. E 90% dos compradores consideram as fotos extremamente importantes na tomada de decisão de compra. Veja mais no estudo Jornada de Compra de um Carro em 2022.
O aumento dramático nas compras on-line e a mudança no comportamento de compra dos clientes, permitiu uma evolução significativa na forma como as empresas apresentam seus produtos no mercado.
Inteligência Artificial muda o jogo do segmento automotivo
É fundamental que lojas e concessionárias ofereçam uma experiência personalizada a cada consumidor. Como os clientes não estão presentes fisicamente, você precisa de uma lista de produtos atraente e uma estratégia de retenção robusta para satisfazer e fidelizar as pessoas.
Para replicar experiências semelhantes a lojas físicas nas lojas on-line (site, portais, redes sociais), é hora das empresas do varejo automotivo usarem em seus anúncios a Inteligência Artificial.
A expectativa é que a Inteligência Artificial torne os processos de compra e venda de veículos muito mais eficientes e permita a criação de novos produtos e serviços. Tudo isso com intuito de fornecer uma experiência de compra muito semelhante ou superior a uma loja física.
Por isso, a chave para o sucesso está na implementação de táticas de marketing inteligentes e na produção da VDP. Uma VDP bem organizada, com recursos visuais de alta categoria e informações relevantes sobre o produto, facilita a tomada de decisão de compra pelos leads.
Por outro lado, uma VDP mal estruturada e com fotos de baixa qualidade afeta a experiência do usuário e afasta os clientes. Portanto, construir sua VDP com imagens atrativas pode impactar extremamente em suas taxas de conversão, fidelidade e satisfação do cliente.
Vendas de veículos são sensíveis ao tempo
A pressão do tempo impacta diretamente na qualidade dos anúncios on-line. Para melhorar o giro do estoque é necessário medir o tempo que levamos desde a compra até a anunciar o carro na Web. Nós sabemos que a rede de distribuição sofre muita pressão para subir anúncios de carros que, muitas vezes, entram no estoque na sexta-feira à tarde e precisam estar nos anúncios já no fim de semana. Ou seja, há urgência em oferecer instantaneamente os veículos.
Com isso, não se consegue um processo de criação de anúncios de impacto e acaba gerando VDPs com fotos mal tiradas, carros sem preparação e uma descrição muito pobre dos veículos. Como resultado, o anúnio perde apelo, não gera interesse e, na maioria das vezes, o anunciante reduz preço, perde margem e tem giro lento de estoque porque não conseguiu gerar atratividade.
O segmento de distribuição de veículos precisa se atualizar rapidamente. Ele precisa ter uma abordagem muito mais eficiente e automatizada. Assim, conseguirá reduzir a lacuna entre a criação de uma VDP de extrema qualidade e o lançamento on-line em seu site, portais e redes sociais.
Como usar a Inteligência Artificial na sua concessionária
Hoje é possível com um único clique no smartphone criar imagens com qualidade e ambientação de estúdio, e a partir de vários ângulos permitindo a publicação instantânea nas plataformas. Tudo isso reduzindo o tempo de integração e comercialização de um novo veículo.
Uma experiência de compra única – seu cliente movimentando o carro na palma da mão.
Hoje, alguns consumidores já têm o privilégio de receber um WhatsApp de uma concessionária com um link para conhecer melhor o veículo com uma foto 360º. Pesquisas apontam que um cliente que busca um carro usado tem mais chances de compra se conseguir ver todo o exterior do carro.
Girando 360º no seu celular ou computador, a experiência de compra melhora e aumenta a possibilidade de conversão. Tudo isso no momento que negocia com seu consultor de vendas.
Hiperpersonalização: impulsionando a diferenciação no comércio on-line
A enorme saturação de anúncios de veículos nos diversos portais e a competitividade deram origem ao que chamamos de hiper personalização, hoje possível graças a ferramentas de IA.
Com a hiperpersonalização, além da possibilidade de ter todas as fotos de alta qualidade em ambiente de estúdio, pode-se personalizar o estúdio da concessionária ou segmentar por perfis de veículos.Customizar a concessionária, identificando claramente a marca e criando um branding associado à modernidade e ao mundo digital passa a ser um diferencial significativo.
Porém, pode-se ir mais adiante criando um espaço digital, por exemplo, para os famosos CPO (veículos seminovos certificados) que podem ganhar um estúdio virtual próprio, se diferenciando das demais ofertas.
Ou, porque não usar a imaginação e criar um estúdio só com as melhores compras até R$ 100 mil por exemplo? Não existem limites com Inteligência Artificial.
Usar IA para fornecer uma experiência personalizada ao cliente não é difícil se bem executada, pode ajudar as empresas de distribuição de veículos a diferenciar sua marca e obter uma grande vantagem competitiva.
Mantendo a lucratividade e o volume de vendas
A Inteligência Artificial na criação visual de produtos capacitará um distribuidor de veículos on-line a escalar mais rapidamente com uma VDP atraente, personalizada e diversificada. Fotos de qualidade e em ambiente de estúdio são a garantia de manutenção de melhores preços. Isso dará uma vantagem sobre os concorrentes, porque uma ampla gama de produtos com imagens impressionantes faz com que o site, portal ou redes sociais atraiam um volume muito maior de clientes. No final, quanto mais atraente forem seus anúncios e fotos dos carros, mais você venderá on-line.
Então, você está preparado para o amanhã, aqui e agora?
J. R. Caporal é presidente da MegaDealer, fundador e CEO da Auto Avaliar, cofundador da Karvi e parceiro estratégico da World Shopper. Elaborado em colaboração com Nilson Redis Caldeira, diretor da MegaDealer, este texto é uma adaptação livre do artigo Why is artificial intelligence so important for managing product catalogs?, de Sanjay Kumar Co-Founder e CEO, Spyne.
*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business