Montadora reportou resultado líquido de 6,08 bilhões de euros, 20,5% a menos que o apurado em 2023
A Mercedes-Benz apresentou fraco desempenho no primeiro semestre deste ano. A queda nas vendas em 6% no período, para 960 mil unidades, levou o lucro líquido da companhia para o patamar de € 6,08 bilhões, 20,5% a menos que o apurado em 2023.
O faturamento da companhia no semestre foi de € 72,61 bilhões, queda de 4,1% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Já o lucro operacional recuou 24,7%, passando de € 10,49 bilhões para € 7,9 bilhões.
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Além da queda nas vendas gerais, a Mercedes negociou 93,4 mil unidades carros elétricos neste primeiro semestre, recuo de 17% em relação ao ano passado.
O resultado no segundo trimestre também não foi promissor para a companhia. A empresa apresentou lucro líquido de € 3,06 bilhões, queda de 15,9%. Já o faturamento alcançou € 36,74 bilhões, valor 3,9% inferior à receita apurada no mesmo período de 2023.
“As vendas e o mix de modelos devem melhorar no segundo semestre do ano, apoiados por mais lançamentos, particularmente no segmento Top-End”, disse Ola Kaellenius, CEO da Mercedes-Benz.
Novas estimativas para o ano
Contudo a montadora alemã reduziu sua previsão de margem de lucro anual. A expectativa é de que as vendas de híbridos plug-in aumentem no segundo semestre de 2024, já que a indústria na Europa e nos EUA vê uma demanda mais forte por esses modelos, enquanto as entregas de veículos elétricos ficaram aquém das expectativas.
A montadora espera um retorno ajustado sobre as vendas na faixa de 10% a 11% este ano, abaixo da meta anterior, de 10% a 12%.
Segundo a fabricante, a receita do grupo deve permanecer no nível do ano anterior, com as previsões de receita da Mercedes-Benz Cars, Mercedes-Benz Vans e Mercedes-Benz Mobility inalteradas. O lucro operacional do grupo deve ficar ligeiramente abaixo do nível do ano anterior.
A empresa prevê que as vendas unitárias de carros de passeio fiquem no mesmo nível do ano anterior, com vendas totais previstas para aumento no segundo semestre de 2024, impulsionado pela disponibilidade dos novos Classe E e GLC.