Novo plano da montadora inclui também nova plataforma dedicada aos veículos elétricos e 17 novos carros zero combustão
A Hyundai revela nesta quarta-feira (02) o roadmap que vai acelerar o seu crescimento no mercado de veículos elétricos, de olho em ganhar 7% de participação no mercado global nos próximos anos. Serão investidos US$ 16,15 bilhões em eletrificação para atingir uma nova meta ambiciosa: vender 1,87 milhão de carros elétricos puros até 2030. Além disso, a expectativa é de lançar 17 novos modelos das marcas Hyundai e Genesis.
A intenção da montadora foi revelada pelo CEO da Hyundai Motor, Jaehoon Chang, durante o Dia do Investidor da montadora. “A Hyundai está acelerando com sucesso sua transição para a eletrificação e se tornando líder global em EVs, apesar de um ambiente de negócios desafiador causado pela escassez global de chips e pela pandemia.”
Metas de vendas de EVs aumentaram
O roadmap inclui o fortalecimento das linhas de veículos elétricos puros (BEV), otimização da capacidade de fabricação e garantia da competitividade de hardware e software. Segundo a Hyundai, a venda de 1,87 milhão de EVs garantirá à empresa 7% do mercado global de automóveis zero combustão.
A meta é ambiciosa. Anteriormente, a montadora planejava vender 560 mil elétricos até 2025, com foco nos EUA. Até o fim da década, a empresa queria obter 50% de suas vendas no mercado norte-americano, devido ao crescente interesse dos clientes pela tecnologia e aos incentivos do governo de Joe Biden.
Linha IONIQ será lançada este ano
Para isso, serão lançados 17 novos carros elétricos puros, sendo 11 da marca Hyundai e seis da marca premium Genesis. Os novos modelos Hyundai incluirão três sedãs, seis SUVs, um veículo comercial leve e um novo modelo. Ainda em 2022, a Hyundai inicia as vendas do IONIQ 6, seguido pelo IONIQ 7, em 2024.
A Genesis, marca de luxo, ganhará dois carros de passeio e quatro SUVs, incluindo o Electrified GV70, que será lançado este ano. A partir de 2025, todos os modelos recém-lançados da Genesis serão eletrificados.
Nova plataforma de veículos elétricos
Em 2025, a empresa implantará uma nova plataforma dedicada aos carros elétricos. A Integrated Modular Architecture (IMA) será uma evolução da plataforma e-GMP, a base do IONIQ 5 e GV60. A IMA servirá aos automóveis de passageiros e aos chamados veículos construídos para fins específicos, uma nova gama de ofertas de modelos comerciais que incluirá veículos para serviços como carona e robotaxis.
A configuração terá um chassi, sistema de bateria e motor padronizados. Serão implementados cinco motores, conforme as especificações de cada modelo.
Em termos de tecnologia de direção autônoma, o Highway Driving Pilot, função de direção autônoma de Nível 3, será aplicado no Genesis G90 a partir do segundo semestre deste ano. A Motional, joint-venture de direção autônoma entre o Hyundai Motor Group e a Aptiv, planeja expandir a área de serviço de um robotaxi baseado no IONIQ 5 após o início do serviço comercial em 2023 e iniciar os serviços de entrega autônoma este ano por meio de parcerias com a Uber Eats.
Baterias
A montadora sul-coreana anunciou também que tenta aumentar a taxa de aquisição local de baterias por meio de alianças estratégicas com fornecedores nas principais regiões, incluindo os EUA, para garantir o abastecimento suficiente. Por meio dessas parcerias, a empresa espera obter mais de 50% de suas baterias de lítio de última geração para BEVs a partir de 2025.
Sob o novo plano, espera-se também maior retorno do mercado de baterias elétricas. A empresa quer uma margem de lucro operacional de 10% ou mais em baterias elétricas.