SUV cupê da Stellantis estreia no Brasil no segundo semestre
A Citroën vai apresentar a versão definitiva do Basalt em agosto. A revelação acontecerá no dia 2, conforme afirmam veículos da imprensa especializada da Índia, onde o modelo será exibido e comercializado a partir do segundo semestre.
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O Basalt também será vendido no Brasil, onde deve ser lançado – e produzido – antes do fim do ano. O SUV cupê é o terceiro produto da estratégia C-Cubed: antes dele, a Citroën lançou o C3 hatchback em 2022 e o C3 Aircross no ano passado.
O veículo foi revelado na forma de carro-conceito pela própria Citroën em março deste ano. Flagrantes do Basalt rodando em testes (no Brasil e na Índia) indicam que a versão final do veículo será bastante parecida com o modelo conceitual.
Cabine será mais refinada
Fontes ligadas à Stellantis afirmam que o Basalt terá um interior bastante parecido com o do C3 Aircross, que, por sua vez, tem diferenças em relação ao C3 hatchback. Entre elas estão o painel digital no lugar do mostrador monocromático e um acabamento um pouco mais esmerado.
Além disso, o SUV cupê terá uma lista de equipamentos de série mais generosa. Entre as novidades, a criticada chave será substituída por uma do tipo canivete e o sistema de ar-condicionado analógico deve ser trocado por um digital.
O Basalt será vendido exclusivamente com o motor 1.0 turbo de 120 cv e 20,5 kgfm de torque máximo, associado ao câmbio do tipo CVT simulando sete marchas. Ou seja, o mesmo conjunto presente no C3 Aircross.
Market share da Citroën ainda está longe da meta
Com o Basalt, a marca concluirá seu plano de crescimento para o mercado brasileiro. Na ocasião de seu anúncio, a Citroën disse que a meta é chegar aos 4% de participação de mercado. Até o momento, porém, esse volume está longe de ser alcançado.
Números de emplacamentos da Fenabrave até junho de 2024 indicam que a marca detém 1,74% de todo o mercado nacional.