Ciro Possobom assume como CEO da Volkswagen no Brasil

Executivo ocupava o cargo de COO e será o primeiro brasileiro à frente da operação da montadora no país

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Executivo ocupava o cargo de COO e será o primeiro brasileiro à frente da operação da montadora no país

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A Volkswagen indicou Ciro Possobom para o cargo de CEO da operação brasileira da montadora. O anúncio foi feito na quinta-feira, 23, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). O executivo, portanto, deixa o cargo de COO na companhia e sucede Pablo Di Si, que hoje é o CEO da companhia na América do Norte.

Possobom na oportunidade falou a respeito da nova ofensiva de modelos elétrificados que a montadora planeja trazer ao Brasil até 2025. Entre eles o SUV ID.4, que será vendido no país a partir do segundo semestre. A ofensiva, ao todo, envolve um line-up de 15 modelos.


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Ainda não se sabe se entre eles estará o elétrico compacto ID.2, apresentado na Alemanha na semana passada. “Estamos estudando a possibilidade de produzir localmente este modelo”, contou o CEO durante a solenidade dos 70 anos da montadora no Brasil.

Ele falou também sobre a produção local de um modelo híbrido flex para o mercado brasileiro, o qual poderia estar sendo desenvolvido pela empresa em parceria com outra subsidiária no Grupo Volkswagen, no caso, a Skoda.

“O modelo híbrido será um veículo acessível aos brasileiros”, disse Possobom, que é o primeiro brasileiro a ocupar o cargo de CEO ao longo desses 70 anos que a empresa mantém operações no país.


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Segundo Alexander Seitz, CEO da VW na América Latina, este modelo híbrido flex planejado para o mercado brasileiro demandará parte dos recursos do atual ciclo de investimento da montadora na região, R$ 7 bilhões.

De acordo com Seitz, os recursos serão aplicados não apenas no desenvolvimento do produto, mas também na sua produção local. A fábrica onde será produzido o modelo ainda não foi definida pela companhia.

De qualquer forma, é preciso esperar, primeiro, a definição da plataforma sobre a qual será montado o modelo híbrido flex. Nem a MQB, aplicada nos atuais modelos VW no país, nem a MEB, aplicada nos modelos elétricos, comportaria a construção do híbrido.