Vision AMG promete motor zero combustão “inovador” e traz design inspirado na Fórmula 1
A indústria automotiva adora impactar quando o assunto é alguma tecnologia ou plataforma. Ainda mais marcas premium como a Mercedes-Benz. A montadora acaba de apresentar o Vision AMG, carro-conceito para lá de arrojado que marca a estreia da nova arquitetura elétrica da fabricante alemã e também de uma nova tecnologia de propulsão elétrica.
Detalhes técnicos, obviamente, foram deixados no ar. Porém, já se sabe que a nova plataforma AMG.EA deste carro-conceito da Mercedes será voltada para os próximos veículos elétricos da empresa. Além disso, a marca diz que a arquitetura também traz uma novíssima transmissão “desenvolvida do zero”.
Motor do carro-conceito da Mercedes é inédito
O motor elétrico que equipa o Vision AMG – e que equipará os futuros EVs da Mercedes – também não teve os detalhes técnicos revelados, mas também é inédito. Chamado de Axial Flux Motor, o conjunto foi desenvolvido pela empresa Yasa, subsidiária da Mercedes, e promete, nas palavras da montadora, “design compacto e leve”, além de fornecer “substancialmente mais potência do que os motores elétricos convencionais”.
O desenho do Vision AMG é um espetáculo à parte, como em todo projeto conceitual. O carro-conceito elétrico é mais baixo que o EQS e abusa das linhas fluidas e futuristas. A grade frontal tem barras iluminadas por LEDs, enquanto os faróis em um conjunto com três filetes formam a estrela de três pontas da Mercedes.
Das pistas para as pranchetas
A influência dos carros da Fórmula 1 é percebida nos detalhes. Além da pintura prateada, as soleiras e o aerofólio são inspirados nos carros da equipe Mercedes-AMG Petronas. Também há elementos funcionais de fibra de carbono e as vistosas rodas com aro de 22 polegadas têm formato aerodinâmico.
“A AMG está se reinventando e estamos desenvolvendo tudo do zero, desde a plataforma dedicada AMG.EA, até a revolucionária tecnologia de transmissão com a qual levaremos a mobilidade elétrica de alta performance a um nível totalmente novo”, valoriza Philipp Schiemer, CEO da Mercedes-AMG.