BYD oficializa fábrica em Camaçari e anuncia investimento de R$ 3 bilhões no Brasil

Montadora chinesa terá complexo na região metropolitana de Salvador e passará a produzir carros no país. Empresa diz que irá gerar mais de 5 mil empregos na região

Marcus Celestino

Marcus Celestino

Montadora chinesa terá complexo na região metropolitana de Salvador e passará a produzir carros no país. Empresa diz que irá gerar mais de 5 mil empregos na região

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Após muitas idas e vindas, a BYD oficializou na terça-feira, 4, que terá um complexo industrial em Camaçari (BA). A montadora chinesa também anunciou investimento de R$ 3 bilhões no Brasil, além de garantir que irá gerar mais de 5 mil postos de trabalho na região.

Ademais, a BYD apresentou seu cronograma de atividades para Camaçari, bem como o que será produzido no complexo — que terá três unidades fabris. Estas devem encetar operações a partir do segundo semestre de 2024. Todavia, é importante salientar que seguem as tratativas com a Ford para concretizar o fechamento da compra da unidade que pertencia à companhia norte-americana e encerrou suas atividades em 2021.

Além de veículos de passeio híbridos e elétricos, a BYD diz que fará no complexo de Camaçari o processamento de fosfato de ferro-lítio. Para completar, as unidades fabris produzirão chassis de ônibus e caminhões elétricos.

Vale ressaltar que a montadora chinesa já monta ônibus elétricos em Campinas (SP) e também produz baterias no Polo Industrial de Manaus (PIM).

BYD em Camaçari: geração de empregos, inovação e capacitação 

O anúncio da nova fábrica da BYD em Camaçari foi feita durante evento que teve a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e outras autoridades. Antes das formalidades, houve apresentações dos grupos baianos Afrocidade, bloco Ilê Aiyê e Banda Didá — que desafiam restrições de gênero e raça. O tradicional Olodum também participou das manifestações culturais.

Stella Li, vice-presidente global da BYD, e Tyler Li, presidente da companhia no Brasil, também, evidentemente, estavam presentes.


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De acordo com Tyler Li, a montadora irá treinar e capacitar mão de obra. E mais: dará ênfase a trabalhadoras e trabalhadores da Bahia. Os profissionais formados terão a oportunidade de atuar no complexo em Camaçari.

“A contribuição social será significativa. Queremos contratar mão de obra local este ano, para que já comecem a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários. Temos o compromisso de contribuir e gerar valor para os brasileiros”, afirmou o presidente da BYD Brasil.

“Estamos muito felizes com a recepção do governo da Bahia e com essa comemoração do anúncio de nossa nova fábrica de veículos elétricos no Brasil. Traremos inovação e alta tecnologia para o país”, complementou Stella Li.

Os carros que a BYD irá fabricar no Brasil

A fábrica de automóveis híbridos e elétricos da BYD terá, segundo a montadora, capacidade produtiva de 150 mil unidades por ano. Existe a pretensão de dobrar tal número em breve.

Durante o evento, realizado no emblemático Farol da Barra, em Salvador, a BYD exibiu sete modelos: o furgão et3 e também Han, D1, Song Plus, Yuan, Tan e o recém-lançado Dolphin. Destes, os grandes favoritos para dar o pontapé inicial à produção de automóveis eletrificados da montadora no país são justamente o Dolphin e o supracitado SUV híbrido Song Plus. O Seagull, compacto urbano 100% elétrico, é outro que tem potencial de nacionalização.


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Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, a administração está empenhada em garantir incentivos fiscais à montadora até 31 de dezembro de 2032. Ele enfatizou que pretende conceder isenção de IPVA aos veículos da companhia até R$ 300 mil produzidos no complexo baiano.

Ao passar a operar a antiga fábrica da Ford em Camaçari, que encerrou suas atividades em 2021, a BYD dá um passo importante a fim de se tornar um player ainda mais ativo no Brasil. Além disso, a montadora chinesa deve assumir o porto de Aratu, que receberá investimentos do governo com o objetivo de otimizar questões logísticas, tal qual transporte de veículos e componentes.

Produção das demais unidades do complexo de Camaçari 

Como mencionado anteriormente, as outras unidades do complexo de Camaçari estarão comprometidas com outras iniciativas. Uma delas, por exemplo, focará na produção dos caminhões elétricos e chassis de ônibus. De acordo com o governo baiano, os veículos supracitados poderão abastecer frotas das regiões Norte e Nordeste do país.

Por fim, a outra unidade irá focar no processamento de insumos, como o fosfato de ferro-lítio. Estes serão exportados para outros mercados. Conforme elaborado por Stella Li, o objetivo é tornar o complexo um hub capaz de abastecer toda a América Latina.

Negociação com a Ford

Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, as negociações entre BYD e Ford ainda estão em curso. No entanto, o governo acredita num final feliz. “Caso esse formato não ande no caminho que desejamos, encontraremos uma saída”, comentou o petista.

A Ford foi procurada pela reportagem de Automotive Business a fim de esclarecer questões acerca do negócio. Em nota, a empresa afirmou que “está em processo de negociação com a BYD para a venda da sua fábrica em Camaçari, na Bahia”. No entanto, acrescentou que “neste momento não tem nada para anunciar”.

Em suma, após meses e meses de discussões e impasse, nenhuma das partes oficializa a concretização do negócio.