Empresa chinesa projeta vender 3 milhões de carros eletrificados no ano
A BYD está prestes a desbancar a Tesla da liderança de vendas de carros elétricos. A escalada chinesa ganhou ainda mais força com os resultados globais do terceiro trimestre de 2023.
No período, a BYD comercializou 431.603 veículos movidos a eletricidade, alta de 23% em relação ao segundo trimestre deste ano. Enquanto isso, a Tesla vendeu 435.059 unidades pelo mundo – a vantagem de 3.456 veículos para a rival chinesa é a menor da história.
VEJA MAIS:– BYD cresce mais de 200% no semestre– BYD deve inaugurar pedra fundamental da fábrica de Camaçari em outubro
“A BYD venderá mais carros elétricos do que a Tesla no último trimestre”, prevê Taylor Ogan, diretor da Snow Bull Capital, fundo de investimentos que tem ações das duas fabricantes.
Se a conta incluir os veículos híbridos, a BYD comercializou 822.094 veículos entre julho e setembro, consolidando a empresa como a líder de vendas na indústria automotiva chinesa.
Seagull e Dolphin impulsionaram bom resultado
Famosa por vender modelos mais acessíveis, a BYD fortaleceu seus resultados com o lançamento de duas marcas de luxo (Yangwang e Fang Cheng Bao) na China.
O bom desempenho de Seagull e Dolphin, dois dos modelos de entrada da BYD, também impulsionou o desempenho da fabricante.
De acordo com estimativas da Bloomberg Intelligence, as exportações responderam por 9% das vendas da empresa de Shenzhen no terceiro trimestre, quase o dobro dos 5% do trimestre anterior.
Europa investiga subsídios para chineses
Entretanto, BYD e Tesla estão sob investigação na Europa por conta dos subsídios concedidos para produtos de origem chinesa (a Tesla tem uma fábrica na China), que deixam as montadoras europeias em desvantagem competitiva.
Enquanto o veredito não sai, a Tesla deixou de comercializar aproximadamente 20 mil unidades no último trimestre, especialmente por conta da preparação de suas fábricas para a produção do novo Model 3 e da Cybertruck, que até agora não foi lançada comercialmente.
Apesar disso, a empresa de Elon Musk reinterou seu objetivo de vender 1,8 milhão de veículos até o fim do ano. Já a BYD almeja comercializar por volta de 3 milhões de veículos eletrificados, incluindo elétricos e híbridos do tipo plug-in.