Após rusgas, Renault-Nissan mira mercado emergente com novo Duster

Planejamento da aliança também envolve compartilhamento de plataformas na América Latina

Redação AB

Redação AB

Planejamento da aliança também envolve compartilhamento de plataformas na América Latina

Imagem de Destaque

Uma aliança renovada entre a Renault e a Nissan enfrentará um teste inicial na Índia. É no país asiático onde as montadoras planejam novos investimentos conjuntos em uma tentativa de fechar a lacuna de rivais, segundo a Reuters.


Leia também:
– Por que Renault e Nissan voltaram à queda de braço?


À agência de notícias, fontes afirmaram que um novo investimento será liderado pela Nissan naquele país. Paralelamente, as duas empresas estudam os veículos que poderão ser lançados a partir de 2025.

O planejamento envolveria a reestilização do SUV Renault Duster, que saiu de linha na Índia em 2022. Na América Latina, as montadoras estariam estudando o uso compartilhado de plataformas de veículos de baixo custo. A aliança tem fábricas no Brasil, Argentina e México.

A Renault-Nissan, ainda segundo a agência, pode retomar os trabalhos com o Renault Triber. Trata-se de um veículo de sete lugares que as empresas discutiram vender na Índia sob a marca Nissan.

A francesa também considera trabalhar em parceria com a Nissan em uma versão elétrica do Kwid para o mercado de massa da Índia.

Aliança Renault Nissan quer aumentar capacidade de produção

Renault e Nissan, juntas, detinham cerca de 3% do mercado indiano em 2022. Ao contrário da japonesa, a marca parceira francesa não tem uma presença significativa em mercados populosos como China, Estados Unidos e Japão, aumentando as apostas para seu sucesso na Índia.

Na Índia, as duas montadoras têm um complexo cruzamento de interesses. Inclui a propriedade conjunta de uma fábrica de automóveis e um centro de pesquisa e desenvolvimento na cidade de Chennai, no sul do país.

A fábrica pode produzir cerca de 500 mil veículos/ano, mas opera com apenas um terço dessa capacidade. A Nissan detém 70% da unidade, mas suas vendas na Índia ficam atrás das da Renault.

A Nissan vendeu apenas 35 mil veículos na Índia em 2022, 60% abaixo dos 87 mil da Renault.