Planejamento da aliança também envolve compartilhamento de plataformas na América Latina
Uma aliança renovada entre a Renault e a Nissan enfrentará um teste inicial na Índia. É no país asiático onde as montadoras planejam novos investimentos conjuntos em uma tentativa de fechar a lacuna de rivais, segundo a Reuters.
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À agência de notícias, fontes afirmaram que um novo investimento será liderado pela Nissan naquele país. Paralelamente, as duas empresas estudam os veículos que poderão ser lançados a partir de 2025.
O planejamento envolveria a reestilização do SUV Renault Duster, que saiu de linha na Índia em 2022. Na América Latina, as montadoras estariam estudando o uso compartilhado de plataformas de veículos de baixo custo. A aliança tem fábricas no Brasil, Argentina e México.
A Renault-Nissan, ainda segundo a agência, pode retomar os trabalhos com o Renault Triber. Trata-se de um veículo de sete lugares que as empresas discutiram vender na Índia sob a marca Nissan.
A francesa também considera trabalhar em parceria com a Nissan em uma versão elétrica do Kwid para o mercado de massa da Índia.
Aliança Renault Nissan quer aumentar capacidade de produção
Renault e Nissan, juntas, detinham cerca de 3% do mercado indiano em 2022. Ao contrário da japonesa, a marca parceira francesa não tem uma presença significativa em mercados populosos como China, Estados Unidos e Japão, aumentando as apostas para seu sucesso na Índia.
Na Índia, as duas montadoras têm um complexo cruzamento de interesses. Inclui a propriedade conjunta de uma fábrica de automóveis e um centro de pesquisa e desenvolvimento na cidade de Chennai, no sul do país.
A fábrica pode produzir cerca de 500 mil veículos/ano, mas opera com apenas um terço dessa capacidade. A Nissan detém 70% da unidade, mas suas vendas na Índia ficam atrás das da Renault.
A Nissan vendeu apenas 35 mil veículos na Índia em 2022, 60% abaixo dos 87 mil da Renault.