Anfavea resgata espírito do salão do automóvel em Brasília

Evento realizado na capital federal apresenta 40 modelos elétricos ao público brasileiro

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Evento realizado na capital federal apresenta 40 modelos elétricos ao público brasileiro

Imagem de Destaque

Lembram do Salão do Automóvel, evento que era realizado em São Paulo de dois em dois anos, e que não conseguiu voltar mais para a grade de eventos após a pandemia? Na quarta-feira, 14, a Anfavea resgatou um pouco do espírito do célebre autoshow em uma feira de veículos elétricos realizada em Brasília (DF).

“Queremos que o salão volte”, disse Marcio de Lima Leite, presidente da associação que representa as montadoras instaladas no país na noite de terça-feira, 13, a um grupo formado pela imprensa e interlocutores das fabricantes associadas à Anfavea.

Oficialmente ele não voltou, uma vez que sua organização é de responsabilidade da empresa de eventos RX, que detém a marca do evento. De qualquer forma, o evento realizado pela Anfavea seguiu o modelo dos antigos salões – área de exposição com 40 veículos elétricos e híbridos das marcas associadas, e também debates em torno do segmento eletrificado.


VEJA MAIS:
– 70 mil carros eletrificados serão emplacados no Brasil em 2023
– GM fala em produção de elétricos no Brasil e reforça posição contra fim de benefício para EVs


A expectativa da Anfavea é a de que 450 pessoas passem pela feira em seu único dia de realização. Ainda é pouco perto das centenas de milhares que costumavam ocupar o SP Expo, na capital paulista, para acompanhar o antigo Salão do Automóvel. Ainda assim, para a associação, o evento representa também de certa forma a retomada de feiras como essa no país.

Anfavea vê mini-salão como vitrine de tecnologia

Representa também, ainda de acordo com a entidade, a possibilidade de mostrar ao consumidor final que no país já existe uma ampla oferta de modelos que tem a eletricidade como fonte de combustível, seja total ou parcialmente.


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


Na área de exposição, a reportagem viu alguns modelos já conhecidos pelo público brasileiro, como o Honda Civic híbrido, o elétrico Peugeot e-208 e o caminhão Volkswagen e-Delivery.

Mas há também algumas novidades interessantes, como o Ford Mustang Mach-e, que chega ao mercado nacional no segundo semestre, e o Chevrolet Blazer em sua nova versão, elétrico e no estilo cupê, ainda em testes no país.