Montadora japonesa adota estratégia da Hyundai e comercializará as duas encarnações do seu SUV no país e versões topo de linha terão tecnologia e-Power
Comercializar duas gerações do mesmo veículo simultaneamente não é algo pouco usual no mercado brasileiro. A própria Nissan já o fez por aqui, com Versa e Versa V-Drive. Não à toa, parece que a marca adotará tal estratégia mais uma vez. Um de seus próximos lançamentos no país, um SUV, é chamado internamente e por fornecedores de novo Kicks – e conviverá com a atual geração do modelo.
O novo Nissan Kicks tem previsão de chegar às lojas no fim deste ano ou, mais tardar, no início de 2024. Ele é feito sobre a plataforma CMF-B, que substitui a arquitetura V do Kicks comercializado atualmente.
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De acordo com o jornalista Marlos Ney Vidal, editor do site Autos Segredos, o novo Kicks conviverá com o predecessor num período, ao menos, de curto prazo. Dessa forma, a Nissan segue estratégia idêntica à adotada pela Hyundai, que vende no país o novo Creta e o Creta Action.
Novo Kicks terá tecnologia e-Power
Ainda de acordo com Vidal, as configurações de entrada do novo Nissan Kicks virão equipadas com o conhecido motor 1.6 16V de 113 cv e 15,3 kgfm quando abastecido com etanol. Com ele, casa a transmissão do tipo CVT.
A grande novidade, contudo, fica por conta das versões mais caras, que terão a elogiada tecnologia e-Power. O sistema utiliza um motor a combustão 1.2 de forma estacionária, e faz com que ele gere energia para as baterias, enquanto o propulsor elétrico traciona o veículo.
O conjunto é notório por sua competente performance e baixo consumo de combustível e níveis satisfatórios de emissões de poluentes. Além disso, rende 134 cv de potência e 28,4 kgfm de torque.
Produção do novo Nissan Kicks
O novo Nissan Kicks será, conforme indica o Autos Segredos, produzido na fábrica de Resende (RJ). Em abril de 2022, a companhia anunciou investimento de US$ 250 milhões (R$ 1,34 bilhão em conversão direta) na modernização da planta.
O produto, que, como já mencionado, será feito sobre a plataforma CMF-B, será maior que o Kicks “antigo”. Mesmo assim, deverá ser comercializado como um SUV compacto.
Além disso, o design do futuro Kicks será distinto. A tendência é que o modelo tenha linhas que já sigam a nova identidade visual da Nissan.
A montadora japonesa testa o novo Kicks por aqui faz algum tempo. A marca usa mulas do Juke, também feito sobre a CMF-B, para tal. Vale dizer também que a Nissan testa há anos a tecnologia e-Power no Brasil, a fim de avaliar como o sistema atua com a motorização flex.