Companhia chinesa firmou acordo com CATL e iniciou estudos para aumentar a durabilidade das peças para 15 anos
A start-up chinesa de veículos elétricos (VEs) Nio assinou um novo acordo com a CATL para o desenvolvimento de baterias com ciclos de vida de até 15 anos. Segundo a companhia, isto é quase o dobro do atual padrão, de oito anos ou 120 mil km.
A Nio, que relatou aumento de 31% nas vendas de VEs para 160 mil unidades no ano passado, não informou o prazo para o início da produção comercial das baterias de vida prolongada.
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O fundador e CEO da Nio, William Li, salienta que é possível dirigir um veículo híbrido plug-in quando o ciclo de vida da bateria expirar. Porém, a autonomia cairá drasticamente.
“Já há algum tempo que temos consciência de que precisamos resolver este problema.”
Nova marca de elétricos ainda este ano
A Nio também atua na área de trocas de baterias. A montadora detém 2,3 mil postos em operação na China e a expectativa é que a rede seja ampliada para 3,31 mil até o fim do ano.
No ano passado, a empresa começou a trabalhar com Geely e Changan para desenvolver padrões comuns para baterias que são trocadas.
A empresa também informou que a sua segunda marca de carros elétricos, Onvo, que tem como foco veículos maiores, terá os seus primeiros modelos revelados no terceiro trimestre de 2024. As entregas devem começar entre outubro e dezembro.