MWM tem novo negócio de torres de iluminação

Fabricante de motores e de geradores de energia pretende exportar equipamentos de iluminação a diesel e solar

Nataly Simoes

Nataly Simoes

Fabricante de motores e de geradores de energia pretende exportar equipamentos de iluminação a diesel e solar

Imagem de Destaque

A MWM, fabricante de motores de caminhões e ônibus e de geradores de energia elétrica, anunciou sua entrada em um novo ramo com o lançamento de sua linha própria de torres de iluminação. Os equipamentos estarão disponíveis nas versões a diesel e fotovoltaica (solar).

Os novos produtos serão destinados a empresas de locação dos equipamentos nos setores de agricultura, construção, eventos, indústria e mineração. Com isso, a MWM mira no mercado local e na exportação principalmente para outros países da América Latina, como Argentina, Chile, México e Paraguai.

O presidente e CEO José Eduardo Luzzi destaca que o lançamento reforça a presença da fabricante no mercado diante do aumento da demanda por esse tipo de equipamento.

“Temos um cenário de alta demanda por produtos seguros e confiáveis. Nossas torres de iluminação são projetadas e desenvolvidas no Brasil, o que garante aos clientes o atendimento às suas necessidades de forma que  os nossos parceiros tenham ganhos reais de produtividade”, afirma.

Novas tecnologias

No evento de lançamento das torres de iluminação na sede da MWM em São Paulo, a companhia apresentou os equipamentos, que compartilharão a linha de montagem e processo produtivo dos geradores de energia da marca, nos quais a firmou como líder de mercado. A expectativa é de fabricar 7 mil unidades por ano.

O equipamento a diesel precisou ser projetado para atender a uma demanda de clientes de regiões onde não há luz solar e acessórios elétricos. Já o fotovoltaico é pensado, sobretudo, pelo baixo impacto ambiental, já que sua maior vantagem é a zero emissão de gases poluentes.

“Os clientes buscam cada vez mais soluções ambientais. Uma torre solar evita a emissão anual de 6 toneladas de gases de efeito estufa. Quando se multiplica por uma rodovia, dá para ter a dimensão desse impacto”, detalha o diretor da unidade de negócios Cristian Malevic. “Quem não dispõe dessa tecnologia, deixará de participar de negócios daqui para frente”, projeta.

Otimização do transporte

Entre as características das torres de iluminação, se destacam também o design compacto, que auxilia na otimização do transporte e no baixo custo operacional. 

Malevic conclui que essa foi uma das preocupações da equipe de engenharia da MWM em razão de os equipamentos serem utilizados majoritariamente em regiões sem energia elétrica.

“São áreas distantes dos centros urbanos e onde o frete é um custo importante da equação. Por isso, quanto menor e mais compacto o equipamento, menor o custo”.