Montadora sul-coreana planeja joint venture com SK On para erguer unidade nos EUA
Mais uma fábrica de baterias nos planos de uma gigante automotiva. Desta vez é a Hyundai Motor que planeja fazer uma parceria para construir uma unidade para produção das peças para equipar futuros carros elétricos do grupo.
Segundo informações da mídia norte-americana, a Hyundai estaria em negociações com a SK On Company desde maio para investir em uma nova fábrica de baterias para carros elétricos nos EUA. Um acordo preliminar estava previsto para ser assinado no terceiro trimestre de 2022.
Hyundai já investe em carros elétricos nos EUA
Vale lembrar que a Hyundai investiu US$ 5,5 bilhões em uma nova fábrica de carros elétricos no estado norte-americano da Geórgia. A unidade terá capacidade para produzir 300 mil veículos das marcas Hyundai, Kia e Genesis por ano a partir de 2025.
A nova linha de montagem de células de baterias funcionaria a partir de 2026 e serviria para equipar esses futuros modelos.
A expectativa é que a Hyundai e a SK On assinem um memorando de entendimento esta semana. O investimento seria da ordem de US$ 1,9 bilhão e cada parte da empresa deve ter participação de 50% na joint venture.
O grupo sul-coreano já usa baterias fornecidas pela SK On na linha eletrificada da Hyundai, nos modelos Ioniq 5 e Ioniq 6, e no Kia EV6. As peças também servirão aos futuros Ioniq 7, Genesis GV70 e Kia EV9.