Caminhão Scania preparado com sensores no alto da cabine para testes de direção autônoma
O Grupo Traton anunciou na quarta-feira, 23, durante sua assembleia geral realizada on-line, que comprou uma participação minoritária da TuSimple para desenvolver caminhões autônomos. Para os primeiros veículos, o acordo prevê o desenvolvimento de modelos Scania para rota definida na Suécia utilizando a tecnologia da nova parceira para o sistema de automação Nível 4 (SAE), quando os veículos podem ser guiados sem a intervenção de motorista e sob certas condições. As empresas pretendem realizar teste em frotas suecas, além de alemãs e de outros países.
Com sede em San Diego, na Califórnia (EUA), a TuSimple é uma startup de tecnologia e está desenvolvendo uma solução de condução totalmente autônoma de Nível 4 (SAE) e que segundo a empresa, está comercialmente pronta para veículos comerciais de longa distância.“A parceria global com a TuSimple é mais um passo para se tornar um campeão global: as tecnologias inovadoras do futuro, que geram valor agregado para os nossos clientes, representam uma parte fundamental da nossa estratégia”, disse o CEO do Grupo Traton, Matthias Gründler.
Segundo a empresa, a iniciativa de caminhões autônomos poderia servir como um meio de minimizar a crescente falta de motoristas da Europa no médio prazo. Especialistas estimam uma falta de cerca de 60 mil profissionais do transporte de cargas apenas na Alemanha. Além disso, a fabricante indica que os caminhões autônomos aumentariam a utilização da capacidade geral dos veículos, indicando que a legislação de descanso não se aplica para veículos deste tipo.
“Nosso acordo com o Grupo Traton acelera a introdução de tecnologia de caminhões autônomos em novos mercados internacionais. Estamos ansiosos por realizar essa parceria global”, disse o presidente da TuSimple, Cheng Lu. “O Grupo Traton tem uma excelente reputação e estabeleceu um portfólio de marcas de caminhões de classe mundial. Seu investimento estratégico na TuSimple é um poderoso testemunho de nossa tecnologia e abordagem”, completou.
Com filiais em Tucson, Xangai e Pequim, recentemente a TuSimple se aliou à Navistar International, fabricante norte-americana que o Grupo Traton está tentando adquirir desde o início deste ano. No último dia 10, o grupo fez uma nova proposta oferecendo US$ 3,6 bilhões pela Navistar (em janeiro deste ano, o Grupo Traton havia oferecido US$ 2,9 bi). Em resposta, a Navistar voltou a considerar que a empresa europeia subestimou seu valor, mas que mesmo assim deseja iniciar novas negociações.