Volkswagen investe mais R$ 9 bi no Brasil e terá nova picape

Recursos se somam aos aportes de R$ 7 bilhões já anunciados e devem ser gastos até 2028

Ana Paula Machado

Ana Paula Machado

Recursos se somam aos aportes de R$ 7 bilhões já anunciados e devem ser gastos até 2028

Imagem de Destaque

A Volkswagen anunciou que vai investir mais R$ 9 bilhões no Brasil, recursos que serão utilizados em novos modelos, inclusive uma nova picape, além de motores eletrificados. 

Os aportes se somam aos R$ 7 bilhões já anunciados e que terminariam em 2026. No novo ciclo, segundo o presidente da companhia para a América do Sul, Ciro Possobom, os recursos serão utilizados até 2028. 

“O novo investimento vai contemplar quatro modelos totalmente novos para o mercado brasileiro e um novo motor híbrido em São Carlos. Todas as nossas fábricas serão contempladas neste ciclo”, disse o executivo. 


VEJA MAIS:– Volkswagen se junta à Renault e cancela abertura de capital na Europa– VW unifica áreas para focar em mobilidade e novas tecnologias


Além dos quatro novos veículos que serão produzidos no Brasil, Possobom ressaltou que a Volkswagen irá lançar mais 12 modelos até 2028, sendo híbridos, elétricos e com motor flex. 

“A estratégia do Brasil não pode ser como a chinesa, que priorizou o carro elétrico. Acreditamos no motor flex e não podemos fazer uma mudança radical e aumentar demais os custos de produção. O flex é um ativo do país e vamos combinar o motor a combustão com o híbrido”, disse o executivo. 

Híbrido flex deve ficar para 2025

Modelo elétrico nacional da Volkswagen, segundo ele, virá somente ao fim da década e não será produzido localmente.

“Temos que desenvolver fornecedores e estamos neste processo. O carro tem que ser competitivo no mercado brasileiro”, afirmou. 

Já o híbrido flex, segundo o executivo, será produzido por aqui, mas não será apresentado neste ano.

“Estamos trazendo a tecnologia para o Brasil. É a melhor solução para o mercado brasileiro porque é a mais adequada”, afirmou o executivo, sem informar qual unidade fabricará o novo carro híbrido. 

Uma nova picape Volkswagen e… a volta do Golf?

A propósito, dentro os quatro novos modelos, a unidade de Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, receberá dois novos carros. Em Taubaté (SP) e São José dos Pinhais, no Paraná, um novo modelo para cada planta. 

“Em Taubaté, vamos produzir um carro novo e não será o Gol, mas será um modelo icônico para a Volkswagen. Já em São José dos Pinhais vamos produzir uma picape para concorrer mais fortemente no segmento de comerciais leves”, afirmou Possobom. 

Embora ninguém da fabricante confirme, o Golf surge como forte candidato. Recentemente, o próprio Ciro admitiu que a marca “estuda fortemente” trazer o Golf R para cá.

Além disso, a própria VW levou jornalistas à Europa para cobrir o lançamento da primeira reestilização do hatch. Tal viagem não faria sentido, uma vez que, desde o fim da produção nacional do Golf, o hatch sequer deu as caras de forma oficial novamente. A não ser que o modelo volte a ser vendido (ou quem sabe até fabricado) por aqui…

Quanto à nova picape, a Volkswagen apresentou o conceito Tarok no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Desde então, praticamente nada evoluiu em relação ao projeto, que chegou a ser engavetado. Agora parece que a ideia ressurgiu, só que existe a chance de o produto final ser baseado no T-Cross e, portanto, mais simples do que o estudo – este feito sobre a base do Taos.

Em 2023, a Volkswagen ficou em terceira no segmento de comerciais leves atrás da Fiat e General Motors. “Sabemos que temos uma lição de casa para fazer e vamos trabalhar nesta direção, por isso, esse projeto da nova picape no Brasil”, disse o executivo. 

Em São Carlos, motor para carro híbrido

Em São Carlos (SP), a VW produzirá o projeto MQB Hybrid, nova plataforma que vai combinar sistemas de combustão e eletrificação, utilizando sistema de alta voltagem.

O novo projeto MQB Hybrid da Volkswagen também promete arquitetura eletrônica que permite mais conectividade e itens de assistência ao motorista do chamado pacote ADAS (Advanced Driver  Assistance System).