Estudo feito pela consultoria BCG mostrou que as perdas estão ligadas ao custo de produção e à guerra de preços
Um estudo conduzido pela consultoria BCG apontou que um dos principais desafios das montadoras no momento é produzir veículos elétricos com rentabilidade.
A levantamento da empresa revelou que nos Estados Unidos as fabricantes perdem cerca de US$ 6 mil por unidade de modelo elétrico vendida a US$ 50 mil, o que acabaria, portanto, compromentendo a lucratividade do negócio.
SAIBA MAIS:
– EUA investigam riscos dos carros chineses para a segurança nacional
– Para Ford, EUA não conseguem competir com China na produção de veículos elétricos
As perdas ocorrem, segundo levantamento, por meio de alguns fatores, como custo de produção, guerra de preços e importação de veículos elétricos chineses.
Para mitigar essas perdas na próxima década, o estudo da BCG sugere que as montadoras apostem nas economias de escala e aumento da produção desses modelos, além da cooperação com outros países e até com o poder público local.
O impacto das importações chinesas de veículos elétricos tem sido tamanha que virou preocupação entre os executivos das montadoras estadunidenses.
O presidente executivo da Ford, Bill Ford, por exemplo, disse que os Estados Unidos ainda não têm condições de competir com a China na produção de veículos elétricos.
“Eles se desenvolveram muito rapidamente e em grande escala. E agora os estão exportando. Pensamos que, em algum momento, precisamos estar prontos e estamos nos preparando”.