Mesmo sob investigação, Waymo libera geral seu serviço de táxi robô

Empresa ampliou base de usuários do transporte em carros autônomos nos Estados Unidos

Redacao AB

Redacao AB

Empresa ampliou base de usuários do transporte em carros autônomos nos Estados Unidos

Imagem de Destaque

A Waymo liberou seu serviço de táxi robô para todos os usuários interessados em São Francisco (EUA). Em meio a investigações acerca desse tipo de atividade no país, a empresa ampliou a oferta de transporte em veículos totalmente autônomos na cidade californiana, antes restrita a empresas e pessoas cadastradas.

Segundo a companhia, cerca de 300 mil usuários estavam em uma lista de espera para usar o serviço em São Francisco, o que representaria quase ¼ da população do município. A empresa já havia feito movimento parecido com seus táxis robôs em Phoenix, no estado do Arizona.


VEJA MAIS:– Waymo abandona caminhões autônomos para investir em robotáxis

– Sindicatos pedem mais fiscalização dos táxis autônomos nos EUA


Além disso, a Waymo alega que 36% de seus usuários utilizam os veículos autônomos como um modal em seus deslocamentos na cidade, aliados a outros meios de transporte público, como bondes e VLTs.

A empresa pertence à Alphabet, controlada pelo Google. A Waymo iniciou seu primeiro serviço de táxi autônomo em 2020. Em maio deste ano, a agência reguladora de segurança viária nos EUA (NHSTA) iniciou a investigação de incidentes envolvendo veículos da companhia.

Em 2023, a General Motors chegou a interromper os serviços da sua divisão de táxis robôs, a Cruise, após acidente que envolveu um pedestre.