Mesmo com dias úteis a menos, vendas de veículos crescem 30%

Emplacamentos de carros de passeio e comerciais leves em fevereiro também superou números de janeiro

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Emplacamentos de carros de passeio e comerciais leves em fevereiro também superou números de janeiro

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As vendas de veículos em fevereiro tiveram aumento significativo na comparação anual. Dados do Renavam informados pela Fenabrave (associação que reúne os concessionários) apontam crescimento de quase 30% nos emplacamentos de automóveis de passeio e comerciais em comparação com o mesmo mês de 2023.


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No mês passado, foram licenciados 155.283 veículos leves, exatos 29,6% a mais que em fevereiro de 2023. Na comparação com janeiro e mesmo com os dias úteis a menos, houve aumento nas vendas de automóveis de passeio e comerciais leves de 2,1%.

No acumulado do ano, as vendas de veículos leves passaram de 305 mil entregas. O número representa alta de 22,8% em relação aos emplacamentos registrados no primeiro bimestre de 2023.

A participação da venda direta de veículos voltou a crescer em fevereiro. Na soma dos carros de passeio e comercias, esse modelo de negócio representou 46% do total de licenciamentos, contra 40%, em janeiro.

Média diária de vendas de veículos foi positiva

Os números foram considerados positivos pela Fenabrave. Ainda mais devido à menor quantidade de dias úteis em fevereiro e com o aumento de 14,6% na média diária de vendas de veículos.

“Notamos uma recuperação geral nas vendas diárias da maior parte dos segmentos, o que aponta para um ano positivo. São resultados consistentes para os segmentos de maior volume, o que nos deixa otimistas. ”, avalia Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

O executivo reforçou as boas projeções para 2024. “Temos indicativos econômicos e setoriais que mostram uma conjuntura positiva para esse ano, especialmente pela redução das taxas de juros e um
ambiente mais favorável à oferta de crédito e, portanto, à maior disponibilidade de recursos para financiamentos de veículos”, acredita.

Fiat mantém ponta nas vendas de veículos leves

Entre as marcas líderes de emplacamentos, a Fiat segue em primeiro. Em fevereiro, a italiana obteve 22,1% de participação no mercado de automóveis e comerciais leves. Em segundo, vem a Volkswagen, com 15,4%. A General Motors despencou para 10,6% de market share e fica com a terceira colocação, seguida pela Toyota, com 8,6%.

No bimestre, a Fiat também lidera, com 21,1%. VW (14,9%), GM (11,5%) e Toyota (8,8%) completam as quatro primeiras posições em participação nas vendas de veículos leves no acumulado de 2024.

Licenciamentos de pesados também cresceu

As vendas de caminhões também tiveram desempenho positivo. Os licenciamentos alcançaram 8.200 unidades em fevereiro, 4,5% a mais que no mesmo mês de 2023 e 2,6% superior a janeiro.

No acumulado do ano, contudo, as vendas de veículos pesados continuam negativas. No primeiro bimestre, foram emplacados 16.193 caminhões, 10% a menos que no janeiro-fevereiro do ano passado.

Já as vendas de ônibus amargaram quedas maiores. Elas totalizaram 1.723 unidades em fevereiro. O número ficou 24% abaixo dos licenciamentos de fevereiro de 2023.

Na comparação com janeiro houve aumento de 11% nos emplacamentos. Porém, o acumulado de 19.462 ônibus vendidos em 2024 representa recuo de 26% do mercado em relação aos dois meses inicias de 2023.