Frota inicial do novo serviço começa com 100 unidades, dentre modelos Actros, Atego e Accelo
A Mercedes-Benz entrou no mercado de locação de veículos pesados, uma tendência que já vem sendo explorada desde 2022 por outras montadoras, como Scania e Volvo. Na terça-feira, 6, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a empresa anunciou a Mercedes-Benz Locações Caminhões e Ônibus.
SAIBA MAIS:– Com o maior centro de testes do Hemisfério Sul, Mercedes se firma como hub de desenvolvimento– Mercedes renova linha de caminhões e cobra maior queda dos juros– Locadoras de veículos vão fechar 2023 com a maior frota da história
A operação de locação da Mercedes inicia com uma oferta composta pelos caminhões das linhas Accelo, Atego e o pesado Actros. Mais modelos, inclusive de ônibus, serão adicionados ao portfólio posteriormente.
A frota inicial para locação será formada por 100 unidades. O Banco Mercedes-Benz estima que os recursos que deverão ser contingenciados para aquisição da frota serão em torno de R$ 200 milhões.
“Quando estávamos criando a empresa, decidimos começar com uma frota pequena para, assim, aprender com as experiências do mercado”, disse Hilke Janssen, CEO do Banco Mercedes-Benz.
Segundo Achim Puchert, presidente da Mercedes no país, o mercado hoje proporciona condições para negócios envolvendo locação de caminhões, com boas possibilidades em clientes dos setores de mineração, agro e varejo.
O modelo de neģocio, segundo Mauricio Bertolacini, gerente comercial da nova divisão de aluguel, envolve a rede de concessionários da empresa: serão os distribuidores os responsáveis pela entrega dos veículos aos clientes.
A respeito do perfil dos consumidores, a fabricante acredita que o seu serviço de locação tem aderência às pequenas e médias empresas que precisam transportar cargas pontualmente – o aluguel, neste caso, seria algo mais barato do que a contratação de um frotista ou, eventualmente, a constituição de uma frota própria.
Após o uso do veículo pelo cliente, ele será devolvido aos concessionários. Ao fim do seu ciclo, o veículo será vendido como seminovo nas lojas da Select Trucks, subsidiária à Daimler Trucks.
Mercado de locação de caminhões em expansão
Hoje, ainda segundo a Mercedes, 2% da frota circulante no país é formada por caminhões para locação. Nos Estados Unidos, para efeito de comparação, o porcentual pode chegar a 25%.
“É um mercado ainda com muito espaço para crescer”, afirmou Cristina Rensi, diretora da operação de locação de veículos pesados da Daimler Trucks no Brasil, empresa que gerencia as atividades de locação.
A executiva comentou também que o valor da mensalidade da locação pode chegar a ser 30% menor do que uma parcela de financiamento, no caso da aquisição de um caminhão novo.