Em parceria com a startup GreenPlat, montadora integra plataformas para criar o FleetGreen, capaz de auxiliar clientes nas gestões de suas frotas
A Mercedes-Benz, em parceria com a startup GreenPlat, lançou o FleetGreen, projeto para calcular a quantidade de carbono emitida por seus veículos. A jovem empresa de tecnologia oferece um serviço de ESG baseado em blockchain, que simplifica a gestão ambiental para empresas e governos.
Em 2021, a GreenPlat participou de um programa de aceleração da montadora para oferecer mais inovação ao setor automotivo e proporcionar soluções disruptivas. Durante o programa, a startup participou de mentorias com líderes da Mercedes-Benz que, em conjunto, avaliaram a oportunidade da junção da expertise das duas empresas para atuar na área de monitoramento de gases de efeito estufa, a partir da integração dos sistemas PlataformaVerde e FleetBoard.
VEJA TAMBÉM:
– O que a Mercedes-Benz pretende ao lançar um caminhão para mulheres
– Por que com o hidrogênio verde o Brasil pode ser protagonista da mobilidade do futuro?
A PlataformaVerde da GreenPlat é um software de gerenciamento de resíduos que permite a rastreabilidade de processos e cadeias produtivas, desde a extração e origem das matérias primas até o destino final das suas perdas produtivas.
Por outro lado, o FleetBoard, da Mercedes, é uma ferramenta de telemetria disponibilizada nos modelos mais novos de caminhões da montadora, e tem como objetivo auxiliar os clientes na gestão de suas frotas e possibilita uma redução de custos operacionais em até 15%. A união dessas duas plataformas originou o FleetGreen, que permite o monitoramento das emissões de poluentes.
Segundo as empresas, dentro do sistema é possível determinar metas para estabelecer estratégias de redução das emissões e monitorar o processo, acompanhando as tendências ao longo do tempo. Os relatórios gerados buscam atender aos principais padrões de contabilização de emissões de gases de efeito estufa.