Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões em janeiro

Foram emplacados 3 mil unidades da marca no mês. Volkswagen Caminhões e Volvo aparecem na sequência

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Foram emplacados 3 mil unidades da marca no mês. Volkswagen Caminhões e Volvo aparecem na sequência

Imagem de Destaque

Os licenciamentos de caminhões iniciaram 2023 com alta de 20%, com a liderança da Mercedes-Benz no ranking de marcas que mais emplacaram em janeiro. A montadora licenciou 3 mil caminhões, o que garantiu fatia de mercado de 29,7%. Com isso, a empresa desbancou a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que foi líder de mercado no ano passado.


Leia mais:
– Licenciamentos crescem em janeiro, com Chevrolet Onix na liderança


Dados do Renavam divulgados pela Fenabrave apontam que a VWCO ficou com a segunda posição do ranking de vendas, com 2,2 mil caminhões e 21,99% de market share. Não muito atrás, em terceiro lugar, aparece a Volvo, com 2 mil unidades licenciadas e fatia de 20,37%.

Os modelos pesados responderam por 58% das vendas de caminhões no país em janeiro. Ainda que a Mercedes-Benz tenha sido a empresa com o maior volume de registros no mês, no segmento acima de 15 toneladas de Peso Bruto Total (PBT) o modelos mais vendido foi o FH 540, da rival Volvo, com 882 unidades emplacadas.

Na sequência, fechando a lista dos cinco modelos mais emplacados, apareceram os modelos DAF XF (752 unidades), Scania R450 (515 unidades), Mercedes-Benz Actros 2651 (339) e o Volvo FH 460 (339 unidades).

A Mercedes-Benz também realizou o maior número de emplacamentos de chassis de ônibus. O levantamento da Fenabrave mostrou que em janeiro foram emplacados 989 unidades de chassi produzidos pela empresa.


Veja também:
– O que pode dar errado para a indústria automotiva em 2023


Venda de caminhões começa o ano aquecida

Os emplacamentos de caminhões somaram 10,2 mil unidades em janeiro, informaram os dados do balanço da Fenabrave. O resultado representa crescimento de 12% ante os licenciamentos registrados em janeiro do ano passado. Na comparação com o volume registrado em dezembro, houve queda de 15%.

“A mudança de tecnologia, provocada pelo Proconve P8, pode aumentar a procura pelo estoque de modelos adequados à norma anterior, que podem ser emplacados até março e ainda têm bom mercado entre os transportadores”, contou Andreta Jr., em comunicado distribuído pela organização.

Já os emplacamentos de ônibus somaram em janeiro 2,1 mil unidades: alta de 61,3% ante o resultado de janeiro de 2022. Na comparação com os licenciamentos observados em dezembro, a queda foi de 20%.