Mercedes-Benz abre ofensiva elétrica com EQS e prepara rede para novidades

Marca lançará mais três carros movidos a eletricidade e diz que modelos a combustão vão resistir enquanto houver demanda

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Marca lançará mais três carros movidos a eletricidade e diz que modelos a combustão vão resistir enquanto houver demanda

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A Mercedes-Benz está disposta a recuperar o tempo perdido na eletrificação de sua gama de automóveis. É por isso que a empresa prepara o lançamento de quatro veículos 100% elétricos no Brasil apenas em 2022.

O primeiro deles é o EQS, que estreia no país em versão única de acabamento por R$ 1.350.900. O sedã traz o que há de melhor na gama de veículos elétricos da Mercedes-Benz, e também se destaca entre a concorrência. Isso porque o EQS é movido por dois motores elétricos síncronos (um em cada eixo), que entregam 658 cv e torque instantâneo de 96,9 kgfm.

Elétrico Mercedes EQS tem desempenho de esportivo

A marca informa aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e velocidade máxima de 220 km/h. A bateria de 107,8 kWh é a maior entre os carros elétricos vendidos no Brasil, enquanto a autonomia estimada varia entre 526 km e 580 km.

A fabricante oferece uma extensa lista de opcionais que inclui 33 itens. Entre eles está o pacote AMG Dynamic Plus, que incrementa os números de desempenho do EQS. Com ele, o sedã chega aos 761 cv e 104 kgfm, que fazem o modelo ir de 0 a 100 km/h em 3,4 s e atingir a velocidade máxima de 250 km/h.

Mais três elétricos da Mercedes vêm aí

Depois dele ainda chegam o EQA, a variante elétrica do GLA; o EQB, que é baseado no GLB e se diferencia pela comodidade dos sete lugares; e o EQE, sedã médio que corresponde ao Classe E.

A ofensiva faz parte do plano Ambition 2039, que visa oferecer uma gama de produtos elétricos antes de 2040, prazo máximo estabelecido pelas autoridades da maioria dos países pelo mundo para o fim dos veículos com motores a combustão.

A Mercedes-Benz já antecipou que pretende eletrificar todo seu portfólio de veículos “onde for possível”. Por essa observação entre aspas, entenda-se países como o Brasil, onde ainda não existe um prazo oficial para a despedida dos motores a etanol, gasolina e diesel.

Enquanto isso não acontecer, a fabricante afirmou que oferecerá modelos movidos a combustão apenas onde houver demanda por eles.

Rede reformada

Para vender a nova gama eletrificada por aqui, a Mercedes promete uma transformação em sua rede de concessionárias.

Das 51 revendas atuais, 13 delas estarão habilitadas a vender os modelos da gama EQ em oito cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Além disso, 11 concessionárias também seguem o novo padrão de ponto de venda batizado de MAR20X, que deve ser estendido a toda a rede até o final de 2023. Trata-se de um conjunto de medidas (que incluem comunicação visual, arquitetura e até distribuição dos serviços) pensado para proporcionar uma melhor experiência para o consumidor, e que já está sendo adotado nas lojas de automóveis de passeio e vans – divisão esta conhecida internamente como Cars and Vans.

“Nós somos uma empresa de luxo e existe uma preocupação com toda a experiência que entregamos para os consumidores”, afirmou Carlos Garcia, CEO da divisão de Cars and Vans.

No comando desde o começo do ano, Garcia fez toda sua carreira na Mercedes-Benz, onde começou como estagiário em 1988. Desde então, o executivo ocupou diversos cargos na área de vendas para veículos comerciais, até que se mudou para a Alemanha, assumindo sua primeira atribuição no exterior como gerente de mercado e pedidos no Sul da Europa.

Em 2016, ocupou o cargo de gerente geral de vendas e marketing na América Latina, onde realizou o lançamento da nova Sprinter VS30 e apresentou o Vito e o V-Class em diversos mercados na região. Em 2020, mudou-se para Dubai, onde assumiu o comando da área de vendas para a África e Oriente Médio.