Aporte será utilizado na fabricação comercial da tecnologia voltada a carros elétricos, que promete até 50% mais de autonomia do que baterias de íons de lítio
A Stellantis concluiu uma rodada de investimento na Factorial Energy, como parte da rodada de Série D da Factorial, juntamente com outros financiadores. A startup é especializada no desenvolvimento de baterias de estado sólido e usará o capital levantado para acelerar a produção comercial e a implantação da tecnologia. Segundo a fabricante, os carros elétricos poderão ter autonomia até 50% maior com a tecnologia na comparaçao com as baterias de íons de lítio.
“Esse financiamento nos permitirá não apenas avançar em pesquisa e desenvolvimento, mas também dimensionar nossa equipe e investir em instalações de fabricação para impulsionar a produção comercial”, disse o CEO da Factorial Energy, Siyu Huang, em comunicado à imprensa.
Em julho do ano passado, a Stellantis anunciou sua meta de ser a primeira a introduzir baterias de estado sólido de forma competitiva até 2026. Com isso, a empresa espera dar mais fôlego à eletrificação de veículos.
Tecnologia das baterias é fator-chave para a evolução do mercado de carros elêtricos
A tecnologia da Factorial é vista como estratégica pela fabricante de veículos, já que promete alto nível de segurança operacional além de permitir que o carro rode até 50% mais com uma carga na bateria. Segundo as empresas, estes são dois fatores-chave para a ampla adoção dos carros elétricos pelos consumidores.
A bateria da Factorial também é vantajosa por ser compatível com a infraestrutura existente na fabricação de baterias de íons de lítio, o que reduz os custos e a complexidade de mudar para uma tecnologia.
Neste ano deve ser concluída nos Estados Unidos uma instalação de produção piloto de última geração da Factorial, que poderá fabricar baterias para testes dos clientes.
Além da Stellantis, estão em desenvolvimento acordos com a Mercedes-Benz e a Hyundai para comercialização do componente.