Volume registrado nas fábricas brasileiras da montadora japonesa no ano passado foi o maior desde 2011
A Toyota informou na quinta-feira, 30, que suas vendas globais atingiram recorde em fevereiro. A montadora também garantiu que se recuperou da grave escassez de peças induzida pela pandemia e que a produção mundial também aumentou pelo segundo mês consecutivo.
Segundo comunicado, a Toyota vendeu 10% a mais do que em fevereiro do ano passado, com 773,3 mil veículos. A fabricante reconhece que a base de comparação é baixa, considerando a falta de chips que afetou as linhas em fevereiro de 2022.
– #ABX23: Inscreva-se já no maior evento do ecossistema automotivo
Já a produção global da Toyota no mês chegou a 756 mil unidades, um resultado que representou crescimento de 2% sobre a produção registrada em fevereiro do ano passado – e atingiu as expectativas da empresa em janeiro. A produção das linhas instaladas no Japão cresceu 11%.
Apesar de alegar que superou a falta de componentes, a Toyota disse no comunicado, no entanto, que a escassez continua sendo um problema.
Produção no Brasil foi a maior desde 2011
Já no mercado brasileiro a montadora produziu 17,5 mil unidades, 1,6% a menos do que em fevereiro do ano passado. No bimestre, a produção somou 34 mil unidades, queda de 7% ante o primeiro bimestre de 2022.
SAIBA MAIS:
– Toyota é maior montadora do mundo pelo terceiro ano seguido
– CEO da Toyota prioriza veículos elétricos em nova estratégia
As vendas de veículos Toyota apresentaram leve crescimento de 0,5% em fevereiro, na comparação com fevereiro do ano passado, somando 13,4 mil unidades. No bimestre somaram 25 mil unidades, alta de 4% sobre o janeiro-fevereiro de 2022.
Mesmo com irregularidades nos fornecimentos de componentes, a montadora conseguiu registrar o maior volume de produção no Brasil desde 2011.
O balanço da companhia mostrou que saíram das linhas instaladas aqui no ano passado 224,2 mil veículos, 40% a mais do que o volume total produzido em 2021.