Estoques de modelos ainda com imposto zerado impulsionam híbridos e elétricos, que triplicaram vendas em janeiro
Os carros eletrificados bateram recorde de participação de mercado em janeiro de 2024. Balanço da Anfavea, associação que reúne as montadoras, revela que os veículos elétricos e híbridos obtiveram fatia de quase 8% em relação aos licenciamentos gerais do mês.
Segundo a entidade, foram 12.022 unidades de carros eletrificados vendidos em janeiro e participação de 7,9%. Quase o triplo do anotado em janeiro de 2023: 4.493 emplacamentos e 3,4% de market share.
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Destaque para os elétricos. Foram 4.354 unidades de modelos zero combustão negociados em janeiro de 2024, 477% a mais que os parcos 754 veículos elétricos entregues no mesmo mês do ano passado.
Volume de carros eletrificados maior que a demanda?
Para o presidente da Anfavea, Marcio de Lima Leite, o desempenho se deve em muito ao impacto do fim do imposto zero para carros eletrificados. Com isso, as marcas adiantaram pedidos em dezembro para comercializarem os veículos em janeiro e fevereiro.
“Várias empresas importaram veículos em volume maior que a demanda para que pudessem comercializar esses modelos utilizando o imposto zero para elétricos e a redução, para híbridos”, aponta o executivo, que não crava que tal participação dos eletrificados é passageira.
“Significa que é temporário? Não. Mas devemos monitorar para que não se crie um desequilíbrio dessas tecnologias”, pondera o presidente da Anfavea.
Os carros eletrificados também contribuíram para puxar as importações, que em janeiro bateram recorde de participação no mercado – quase 20%. Do total de 31,5 mil veículos importados licenciados no mês, os elétricos responderam por 14% e os híbridos, por 19%.