General Motors e Renault paralisam produção de veículos

Demanda levou montadoras a conceder férias coletivas no Paraná e no Rio Grande do Sul

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Demanda levou montadoras a conceder férias coletivas no Paraná e no Rio Grande do Sul

Imagem de Destaque

As montadoras instaladas no país seguem adequando as linhas de produção à baixa demanda do mercado. Na próxima semana, em 12 de junho, a Renault vai conceder férias coletivas para os funcionários da fábrica de São José dos Pinhais (PR), enquanto que a General Motors, além da paralisação de São José dos Campos (SP), também vai interromper a produção em Gravataí (RS), onde produz o Chevrolet Onix.


LEIA MAIS:

– Parada na produção da GM em São José atingirá outros setores– Renault concede férias coletivas na fábrica do Paraná


No caso da Renault, as férias vão até o dia 16 de junho, com retorno projetado para ocorrer no dia 19 do mês. A medida abrange os setores produtivos da unidades paranaense, como as linhas de montangem, área de motores e de injeção de alumínio. Por meio de nota, a companhia informou que as medidas de ajuste deverão seguir em julho, com a possibilidade de lay-off para um quadro formado por 1 mil funcionários.

Está será a segunda aplicação de férias coletivas na fábrica de São José dos Pinhais. Em maio, também por questões ligadas às demanda, a Renault promoveu parada entre os dias 15 e 22 daquele mês. Ali são produzidos os modelos Kwid, Logan, Sandero, Captur, Duster, Oroch e Master.


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


Já a General Motors aplicará férias coletivas na fábrica de Gravataí entre os dias 12 e 21 de junho para adequar os volumes de produção. Esta é a segunda vez no ano em que a GM paralisa a produção na unidade por causa da demanda. Nos dois turnos em que a unidade opera trabalham cerca de 2 mil funcionários.