Nova oferta envolve homologação e calibração de produtos por meio do seu centro de desenvolvimento
A Ford oficializou na quarta-feira, 11, a oferta de serviços do seu centro de desenvolvimento de testes, instalado em Tatuí (SP), para outras empresas a partir da unidade. O mercado já comentava que a empresa realizava o expediente há algum tempo, principalmente após o seu anúncio de reestruturação na América do Sul, em fevereiro de 2019.
LEIA MAIS:
> Ford projeta receita de R$ 500 milhões no Brasil em novo ramo de negócio> O que pretende a Ford um ano após decidir encerrar produção no Brasil
A realização de testes de homologação de veículos em seus laboratórios e na pista que mantém em Tatuí integra o planejamento global da Ford, que trata de aumentar os volumes de receitas por meio de serviços, sejam eles embarcados nos veículos que produz e vende ou, como é neste caso, por meio da sua estrutura física de engenharia veicular – a marca encerrou suas atividades industriais no Brasil em janeiro do ano passado.
Ford em Tatuí já tem clientes do setor
À Automotive Business, a fabricante informou que já são 30 as empresas que são clientes do centro de desenvolvimento Ford, no Brasil, a maior parte deles empresas ligadas ao setor automotivo, de montadoras e sistemistas. Há também, portanto, companhias de outros setores que utilizam a estrutura de Tatuí para testes de validação de produtos.
Patrocínio
Existe a expectativa de se faturar com os serviços da unidade R$ 500 milhões e, para isso, a companhia tratou de contratar mais engenheiros para o seu quadro técnico, que é dividido entre a unidade paulista e a área de desenvolvimento mantida em Camaçari (BA). No mundo, a empresa tem sete centros de testes.
Utilizar a estrutura de Tatuí como fonte de receita passou a fazer mais sentido a partir do momento em que a Ford deixou de produzir veículos localmente. Ao lado do campo de provas da General Motors, instalado em Indaiatuba (SP), é o mais completo do país em termos de equipamentos e diversidade de testes possíveis de serem realizados por meio deles.
O cenário abre um horizonte interessante de possibilidades de negócios para a empresa, uma vez que outras montadoras têm estruturas mais modestas – em sua lógica comercial, a contratação dos seus serviços demandam valores menores do que aqueles que precisam ser despendidos pelas demais fabricantes para construírem áreas de testes completas.
Serviços prestados pela Ford em Tatuí
Pelos laboratórios e pistas
Na quarta-feira, a reportagem conheceu por dentro o centro de desenvolvimento de Tatuí, passando pelas áreas de testes de ruído, de simulação de estradas e de emissões. Percorreu também trechos das duas pistas de testes que existem ali: a pavimentada, a bordo do esportivo Mustang Mach 1, e a off-road, com o SUV Bronco Sport e com a picape Ranger.
Faça a sua inscrição no #ABX22 – Automotive Business Experience, maior evento do setor automotivo
Lá também foi apresentada pela primeira vez a versão elétrica do furgão Transit, ainda sem data para ser vendida no mercado brasileiro, e ainda o elétrico Mustang Mach-E GT, também sem previsão de lançamento por aqui.