Empresa vai atuar principalmente no segmento de recarga de veículos eletrificados e zero combustão
A multinacional de energia italiana Enel anunciou hoje a criação de uma nova divisão exclusiva para mobilidade elétrica, a Enel X Way. Segundo a empresa, a ideia é que a divisão seja uma “plataforma global e inovadora” para desenvolver tecnologias e serviços ligados à mobilidade.
Apesar da descrição generalista, a empresa deve focar no setor de carros elétricos, atuando principalmente com estações de recarga e outros serviços relacionados. Também divulgou que tem intenção de trabalhar nos setores de transporte e expedição de cargas, sistemas de navegação e eVTOLs. A prioridade será o mercado europeu, em especial Itália, Espanha e Romênia.
Atuação também com energias solar e eólica
Por estar dentro da Enel, a nova empresa já nasce presente em 17 países do mundo, incluindo o Brasil. Por aqui, a Enel é conhecida principalmente como uma concessionária de energia elétrica, sendo responsável pela distribuição em quatro estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Goiás) e 17 mil clientes. Mas ela também atua na geração de energia, com usinas solares e eólicas.
Por meio da linha de negócios Enel X, a empresa também opera no Brasil uma rede de pontos de recarga para carros elétricos em estacionamentos e vende aparelhos de recarga para instalação doméstica.
“A Enel X Way foi criada para acelerar o desenvolvimento da mobilidade elétrica, a qual representa, para a Enel, uma das respostas necessárias à transição energética”, afirmou Elisabetta Ripa, CEO da Enel X Way, no evento de anúncio em Roma no último dia 8. “Nosso objetivo é alavancar plataformas digitais integradas para oferecer serviços que atendam às necessidades em constante evolução dos clientes”, declarou.