Fim do contrato de importação promove mudanças na rede da Caoa, que deixará de ter lojas exclusivas de modelos importados ou montados em Goiás
A Caoa iniciou processo de reestruturação da sua rede de concessionárias de modelos importados da Hyundai. Segundo fontes do mercado, a empresa teria perdido em dezembro os direitos de importação desses veículos, e a situação a levou a dar novas atribuições a esses pontos de venda.
Parte dos 16 pontos de venda que hoje formam a rede Hyundai Caoa se transformarão gradativamente, a partir de março, em lojas Hyundai HMB por meio de novas nomeações feitas pela Hyundai Brasil à Caoa. Nessas lojas serão vendidos os modelos nacionais HB20 e Creta, produzidos em Piracicaba (SP) pela própria montadora coreana.
Outra parte das lojas será transformada em concessionárias Caoa Chery, de seminovos e, menor fatia, será reformada para vender veículos Ford.
Fim de estoque Hyundai Caoa
Segundo apurou Automotive Business, alguns pontos de venda da Hyundai Caoa em São Paulo (SP) admitem que, em breve, passarão a vender o HB20 e o Creta, ainda que em seu showroom figurem poucas unidades do SUV New Tucson e dos comerciais HD e HR, ambos produzidos na fábrica da Caoa em Anápolis (GO).
Esses modelos integravam a antiga oferta da Hyundai Caoa, que também contava com o extinto ix35 – descontinuado no início de 2022.
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“O processo de reestruturação vai ficar mais claro para o mercado à medida que esse estoque for se esgotando, dando lugar aos novos modelos de outras marcas que a Caoa deve vender nessas lojas”, contou o interlocutor. O nome deste plano de reestruturação internamente é tratado, segundo a fonte, como “one gate”.
Procuradas pela reportagem, tanto a Hyundai Brasil quanto a Caoa informaram que não vão comentar o assunto.
Caoa fecha algumas lojas e muda a bandeira de outras
De qualquer forma, a rede Hyundai Caoa se tornou ponto de atenção dentro da Caoa a partir do momento em que os modelos importados ou os produzidos em Anápolis foram saindo do mercado sem perspectiva de retorno em versões renovadas. A expiração dos direitos de importação, portanto, teriam dado o pontapé inicial na busca por uma nova estratégia.
Nos últimos meses, a empresa chegou a fechar lojas da rede Hyundai Caoa. De acordo com informações da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), desde o falecimento do seu fundador, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, em agosto de 2021, a Caoa deu baixa no CNPJ de 11 lojas nas quais vendia modelos importados da marca sul-coreana.
Hoje a empresa controla 30 concessionárias Hyundai HMB e mantém ainda 16 lojas Hyundai Caoa. Em 2017, essa última rede somava 30 pontos de venda.
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Outra fonte informou que o fechamento dessas concessionárias ocorreu em locais próximos de outras lojas HMB, controladas por diferentes grupos econômicos. Dessa forma, não faria sentido mudar a bandeira Hyundai Caoa para vender ali o HB20 e o Creta.
A distância entre as pontos de venda é prevista pela Lei Renato Ferrari, que rege o setor de distribuição de veículos no Brasil, para que uma concessionária não canibalize os negócios da outra. Um apêndice da regulamentação, que trata dos acordos econômicos estabelecidos entre montadoras e associações de marca, sugere distanciamento entre 2 a 3 quilômetros entre lojas.
E o que a Hyundai “one gate” vai vender?
Segundo fontes, ainda que a Caoa tenha deixado de ter autonomia para trazer novos produtos da marca coreana para o Brasil, há um acordo entre as empresas que versa sobre a importação de novos modelos Hyundai, cuja distribuição seria compartilhada por toda a rede – o “one gate” de entrada para o mercado nacional.
Neste radar, inclusive, Hyundai e Caoa têm interesse em trazer SUVs ao mercado nacional, sobretudo modelos eletrificados. Um deles seria o já remodelado Tucson, que estreou conjunto híbrido e que vive em estudo de viabilidade para ser feito em Anápolis.
O outro é o Palisade, crossover de sete lugares que seria um produto para concorrer com o Jeep Commander. Contudo, ainda não tem versões hibridas lá fora.
Desejo antigo de unificar a rede de distribuição
O compartilhamento da distribuição, que ocorre no Brasil desde 2012, sempre foi algo mal digerido pela Hyundai. Por ter sido a primeira representante da marca no país, quando a montadora sul-coreana ainda não tinha fábrica local, a Caoa conseguiu pleitear na justiça um acordo por meio do qual poderia seguir distribuindo veículos da Hyundai, mesmo estabelecida a produção da fabricante em solo brasileiro.
Após forte negociação, ficou estabelecido que os modelos desenvolvidos e fabricados no mercado local pela montadora, HB20 e Creta, seriam vendidos pela Hyundai. A Caoa ficaria com a distribuição da oferta importada da marca, além dos modelos montados em Anápolis (GO).
Em 2018, a Hyundai tentou na justiça o distrato desse acordo, alegando quebra de uma série de cláusulas contratuais. A Caoa, contudo, seguiu vendendo veículos da Hyundai por meio de liminar. Até que, no fim daquele ano, enfim, conseguiu prorrogar o contrato de exclusividade.
* colaboraram Giovanna Riato e Fernando Miragaya