Fabricante do iPhone vai produzir carro elétrico na Tailândia e vê seus papéis serem afetados pelas incertezas do mercado de EVs
Sabe aquele jogador contratado, cercado de expectativa, e que na estreia pelo clube sai machucadode campo? Foi mais ou menos isso que aconteceu com a Foxtron Vehicle Technologies, divisão de carros elétricos da Foxconn, que viu suas ações despencaram logo no lançamento de mercado.
Os papéis da unidade de veículos da fabricante do iPhone abriram nesta segunda, 20, com queda de até 9%. As ações tiveram recuperação ao longo do dia, o que minimizou a queda em 2,7%. Desta forma, a empresa obteve capitalização de mercado de cerca de US$ 2,7 bilhões e levantou US$ 235 milhões em sua oferta pública inicial.
SAIBA MAIS:– Stellantis e Foxconn se juntam para produção de semicondutores veiculares– Foxconn adquire 50% da divisão de módulos de chassis da ZF
Analistas ouvidos pela agência de notícias Reuters apontam as incertezas do mercado de veículos elétricos como uma das principais razões para as ações da Foxconn Vehicle despencarem. Inflação, altas taxas de juros, problemas na cadeia de suprimentos e a guerra de preços impactam diretamente o segmento.
A Foxtron é uma joint venture entre a Foxconn e a montadora local Yulon. O presidente da empresa, Young Liu, garantiu que a fabricante tem uma estratégia clara de crescimento.
“A Foxtron construirá sua base em Taiwan, aproveitando a expertise em design e serviço em veículos elétricos, bem como o modelo de negócios da Foxconn, para entrar nos principais mercados da América do Norte e do Sudeste Asiático”, afirmou o excecutivo.