Pesquisa da Manhein aponta que vendas de usados vem crescendo mas preço dos carros cai
Os carros elétricos já movimentam o mercado de usados nos Estados Unidos. Segundo levantamento da Manheim, os veículos movidos a bateria mais que dobraram a participação no mercado de segunda mão nos últimos dois anos.
Eles cresceram para 14.538 vendas, ou 1,7% do mercado, no último trimestre, de 6.529 vendas no atacado, ou 0,7% do mercado, durante o terceiro trimestre de 2022. No entanto, esses veículos são mais desvalorizados.
“Dependendo de qual lado da venda você está, ou será um ano horrível para os elétricos ou um ótimo ano”, disse Alex Yurchenko, cientista-chefe de dados do Black Book, ao site Automotive News. “Vimos uma desvalorização muito forte deste tipo de veículo este ano.”
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Segundo ele, quando a Tesla cortou os preços dos veículos novos em janeiro, o impacto foi sentido “quase da noite para o dia” no mercado de usados. “Muitas empresas de frota e muitas locadoras não ficaram satisfeitas com isso”, disse Yurchenko.
Os cortes de preços dos veículos novos impactaram também nos valores de revenda de carros elétricos de dois a quatro anos de idade, ressaltou Yurchenko.
“A fraqueza na retenção de valor entre os elétricos em comparação com outros veículos cresceu nos últimos meses, e é provável que isto continue com as guerras de preços nos novos modelos”, disse ele.
Queda de preços impacta diretamente o mercado de usados
Kristen Lanzavecchia, diretora de soluções industriais da JD Power, disse que os créditos fiscais e a queda de preços dos veículos elétricos impactam imediatamente o mercado de veículos elétricos usados.
“Assim que os preços dos veículos novos caíram, vimos os preços dos usados caírem”, disse ela.
O Black Book diz que o veículo médio de três anos em outubro de 2023 detinha 66% de seu valor original, abaixo dos 73% do ano passado, mas acima dos 51% em outubro de 2019. A empresa estima que o preço dos usados deve chegar a 56% em outubro de 2026.
Consumidores podem optar pelo leasing de elétricos
Jonathan Gregory, gerente sênior da Cox Automotive, disse que a volatilidade dos preços dos elétricos pode levar os consumidores ao leasing.
Nos Estados Unidos, a Lei de Redução da Inflação prevê um crédito fiscal de até US$ 7.500 para consumidores de elétricos novos, mas também oferece um crédito de até US$ 7.500 para compradores comerciais, como arrendadores.